Foto: Ana Chaffin
Nesta semana de comemoração pelos 130 anos de aniversário da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores acontece nesta quinta-feira (13) na sede da entidade na Rua do Sacramento 63, às 20h, palestra com a assistente social da Petrobras Ariana Ribeiro Miliosi. Ela vai falar sobre o tema “Memória e Conspiração: Um Olhar sobre a Lyra”.
O conteúdo de sua palestra, cuja entrada é gratuita, encontra-se no trabalho de conclusão de curso que ela apresentou em 2008, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela percebeu enquanto trabalhava na Prefeitura de Macaé, entre 2002 e 2009, que a Lyra era riquíssima para se estudar. “História e serviço social estão ligados, é quase impossível fazer uma análise crítica sem fazer este resgate”, explica.
De fato, os membros dessa banda se ajudavam mutuamente, além de promover aulas de música para tirar crianças das ruas. Além do mais, Ariana considera a Lyra como um movimento social em sua origem em 1882, pois não nasceu apenas para ser uma instituição de música, mas para lutar por uma sociedade mais igualitária, combatendo a escravidão num país onde a monarquia escravista imperava sobre a população.
Aos que marcarem presença nesta quinta-feira (13), às 20h, na Lyra fica o convite para conhecer um pouco mais da história dessa instituição, que certamente é um fator de orgulho para os macaenses.