logo

Macaé: 193 anos de desenvolvimento

05/07/2006 17:41:13 - Jornalista: Simone Noronha

Capital nacional do petróleo, Macaé comemora este mês 193 anos de emancipação. A cidade, que se transformou com a chegada da Petrobras, hoje é pólo de desenvolvimento econômico no estado, atraindo gente de todos os lugares do Brasil e do mundo. Pensando cada vez mais em levar o desenvolvimento para todos, a prefeitura investe em programas sociais e em obras de infra-estrutura que proporcionem qualidade de vida à população.

Neste mês de julho, o município está em festa, entregando obras em todas as partes, incluindo a região serrana. Além disso, a cidade terá a 27ª edição da Exposição Agropecuária, em comemoração ao aniversário da cidade. Este ano, foi implantado o sistema do ingresso solidário, trocado por alimentos não-perecíveis ou notas fiscais do comércio, e show com o rei Roberto Carlos.

No mês de aniversário, a cidade terá uma série de inaugurações, a partir do próximo dia 13. No bairro da Ajuda, a prefeitura entrega a Escola Municipal Elza Ibrahim. Com três mil metros quadrados de área construída, a escola atenderá a 1,8 mil alunos. A unidade, a maior do município, conta com quadra poliesportiva e piscina. No mesmo bairro, serão entregues 307 casas populares a famílias que vivem em áreas de risco.

Inaugurações na Serra

Na região serrana, a prefeitura inaugura o Parque Municipal Fazenda do Atalaia, uma área de 235 hectares. Dotado de atrativos naturais, o Parque Atalaia abrigará centro de pesquisa voltado à educação ambiental e fiscalização da região, e um para o centro de reabilitação de animais silvestres.

No distrito do Trapiche, será entregue o Hospital Municipal da Região Serrana, construído com recursos próprios da prefeitura. Além de atendimento de emergência, a unidade conta com 26 leitos para internação. Na localidade de Serra da Cruz, serão inauguradas duas pontes que vão ajudar no escoamento da produção rural, e em Glicério, o município entrega a sede da MacaéTur.

Bolsa Universitária

Para atender aos estudantes universitários, a prefeitura lança este mês o programa Bolsa Universitária/Profissionalizante. O principal objetivo é conceder bolsas de estudo a estudantes universitários com renda familiar insuficiente para o custeio dos estudos. Os recursos para as bolsas virão da verba dos royalties repassados pela Petrobras. Para se habilitar no programa, os jovens deverão estar matriculados em instituições de ensino particular, instaladas em Macaé e autorizadas pelo Ministério da Educação.



Obras por toda a cidade

No Centro da cidade, a prefeitura e a Fundação Macaé de Cultura inauguram as novas instalações da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, em três andares do Centro Macaé de Cultura. O prédio abriga todas as atividades da Escola Municipal de Artes: o Conservatório Macaé de Música, a Escola de Artes Cênicas e o Núcleo de Dança da Companhia Art Luz.

Completando a obra da maior rodovia do município com 7,5 quilômetros, a Linha Azul, inaugurada ano passado, receberá iluminação em todo o seu trecho, que será entregue também este mês. São cerca de 250 postes, cada um com 17 metros e duas luminárias, estilo “pétala”. A iluminação começa no acesso da RJ-168, segue por toda a Linha Azul, até o trevo de acesso à Ajuda, e segue pelo bairro da Ajuda, até a Incubadora de Cooperativas.

Qualidade de vida para a população

O Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) vai ganhar mais uma unidade, na Barra. A prefeitura adaptou um prédio, onde vão funcionar as várias atividades oferecidas pelo projeto, como fisioterapia e terapia ocupacional. O Cemeaes da Barra é a quinta unidade do programa, que atende pessoas com necessidades especiais.

No Lagomar, a prefeitura entregar as primeiras 14 casas populares do projeto Lagomar, parceria entre a Caixa Econômica Federal e o Município. As unidades têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro ladrilhados até o teto, área externa com tanque e telhado colonial. No Jardim Carioca, o município vai entregar cerca de 20 postes, fazendo a iluminação da beira do Canal Campos-Macaé, em parceria com a Ampla.

Na lista de inaugurações, também estão a Escola Municipal Letícia Peçanha Aguiar (antigo Colégio São José) e a ampliação da Creche Nova Holanda e do Colégio Engenho da Praia.