Foto: Ana Chaffin
Egim lança chamamento para publicação de trabalhos científicos
Para contribuir com o debate de longo prazo do município, representantes de diversas instituições de ensino superior estiveram reunidos nesta terça-feira (18) com o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim). O objetivo foi lançar a parceria conforme a portaria 001/2024 para a publicação de trabalhos científicos. A proposta é que os pesquisadores considerem a estruturação do pensamento estratégico das tendências atuais e possibilidades do futuro, tendo em vista a formulação e a reformulação de políticas públicas e programas municipais de desenvolvimento.
O gerente do Egim, Romulo Campos, explicou que a ideia foi convidar pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa da cidade e região para revisão de literatura sobre as perspectivas futuras da cidade e seu contexto na região, com o intuito de contribuir para a elaboração de diretrizes municipais de longo prazo, relacionadas às áreas de resultados propostas pelo projeto Macaé+20, um plano estratégico de longo prazo.
“O Macaé + 20 é um projeto de governo e a formalização com a academia reforça os vínculos que já estabelecemos entre a administração municipal e as instituições”, disse Rômulo.
“A academia entra nesse cenário para contribuir com as soluções que precisamos evidenciar para o futuro. Em um primeiro momento, será realizada a análise do Caderno 1 (fase de diagnóstico) onde cerca de 50 servidores de toda a estrutura municipal construíram o documento. Em seguida, os pesquisadores irão analisar as tendências do município nos próximos 20 anos”, pontuou Scheila.