Técnicos das secretarias da Prefeitura de Macaé participaram nesta terça-feira (11) do 1º Workshop Interno do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas. O evento, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou as boas práticas de cidades brasileiras e internacionais. O objetivo foi debater referências para avançar na elaboração das recomendações do projeto Macaé +20, que evidencia as estratégias para o município alcançar melhores indicadores de resultados nos próximos 20 anos.
O gerente do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), Romulo Campos, pontuou que o workshop representou o desdobramento de outros encontros.
“A proposta é sair do campo conceitual para a prática, evidenciando o que realmente é factível executarmos em Macaé para garantirmos um desenvolvimento sustentável nos próximos anos”, frisou Romulo.
O Macaé +20 está na conclusão do segundo caderno, com todas as evidências diagnosticadas no primeiro caderno, lançado em abril. A coordenadora do projeto, Scheila Abreu, ressaltou que conhecer as boas práticas é fundamental para as políticas públicas e os avanços nos indicadores das áreas de resultados que serão demonstrados no Caderno 2.
“A iniciativa terá ainda a terceira etapa, com o monitoramento e avaliação dos trabalhos. A ideia é garantir a execução das ações e metas programadas”, enfatizou Scheila.
As boas práticas apresentadas representam os seguintes eixos: Mobilidade Urbana, com o professor Conrado Plaza; Meio Ambiente, com a professora Beatriz Rohden; Cidades Inteligentes, com o professor Bruno Barzellay; Educação, Esporte e Lazer, com a professora Gisele Borba.
“A proposta de discutir a nossa realidade é muito importante, pois quanto mais integrado estiver o sistema público, mais eficiente será a administração”, disse Gisele.
As áreas de resultados trabalhadas no projeto são: Ambientalmente, Sustentável e Resiliente; Econômica, Empreendedora e Inovadora; Escolarizada; Organizada e Funcional; Saudável, Social e Inclusiva; Segura, Integrada e Inteligente.
Conheça o hotsite do projeto.