Foto: Divulgação
Programação começou nesta segunda (26) e termina na sexta-feira (30)
O primeiro dia de capacitação para elaboração do caderno II do projeto Macaé + 20 aconteceu nesta segunda-feira (26), na sede do Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), responsável pela ação coletiva que envolve todos os órgãos da administração municipal. A área em debate foi "Macaé Escolarizada" e envolveu representantes das secretarias de Educação, Ensino Superior, Qualificação Profissional, Defesa Civil, Meio Ambiente, Mobilidade, Ordem Pública e Saúde. Até sexta-feira (30) serão discutidas mais sete áreas de resultados que irão nortear o planejamento estratégico da cidade para o desenvolvimento sustentável dos próximos 20 anos.
Nesta terça-feira (27), será a vez dos temas "Macaé Saudável e Humana" e "Macaé Ambientalmente Saudável e Resiliente". O encontro reunirá órgãos como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Saneamento, Serviços Públicos, Defesa Civil, Interior, Políticas Energéticas e Obras.
Já na quarta-feira (28), a capacitação envolverá as áreas "Macaé Organizada e Funcional" e "Macaé Limpa e Bela". Representantes das Secretarias de Obras, Serviços Públicos, Licitação, Procon, Procuradoria Geral do Município, Ouvidoria, Recursos Humanos, Fazenda, Saneamento e Planejamento irão participar do evento.
Na sequência, na quinta-feira (29), o encontro falará sobre "Macaé Segura e Acessível" e "Macaé Integrada e Inteligente", com as Secretarias de Mobilidade, Ordem Pública, Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Comunicação. E para encerrar, na sexta-feira (30), haverá "Macaé Empreendedora e Dinâmica", com representantes do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Agroeconomia, Pesca, Turismo, Ensino Superior, Qualificação Profissional.
O Projeto
O projeto Macaé já passou pela primeira etapa, construção do diagnóstico (caderno I) e debate das propostas com a sociedade e, neste momento, está na segunda etapa para elaboração do caderno dois por áreas de resultados. O caderno três será o desenvolvimento das ações. Já o caderno quatro representará a estrutura de governo e gestão do plano, ou seja, o monitoramento.