Proposta de livro é apresentada no Paço Municipal
Um livro escrito por várias mãos. Esta é a proposta do “Macaenses de todos os tempos”, apresentado nesta quarta-feira (6), no Paço Municipal. O material faz parte de um dos projetos da Coordenadoria Extraordinária Macaé 200 Anos, e foi acompanhado por secretários, historiadores e convidados.
Os primeiros 50 anos, que vão de 1813 a 1863, foi elaborado por Conceição Franco e Bruno Rodrigues, que apresentaram na ocasião suas pesquisas introdutórias, e algumas fotos que farão parte do material.
Os 50 anos seguintes foram pesquisados por Rosaly Quina e Jane Marinho, que complementaram com mais informações, pesquisadas em fontes primárias e secundárias, como livros, materiais de pesquisa, jornais e revistas.
No período do centenário, de 1913 a 1963, Sônia Lapa e Cleris Renata Gomes escrevem junto com Aline Santos e Cláudia Márcia Vasconcelos, que fechem as pesquisas, de 1963 a 2012, sobre os 200 anos de Macaé.
A equipe de pesquisadores e historiadores macaenses, que está trabalhando no livro, se reúne semanalmente para planejamento. “O trabalho é difícil, mas compensador, pois representa um resgate da história para as futuras gerações”, disse a historiadora Maria da Conceição.
O trabalho é resultado das pesquisas e estudos profundos e será apresentado no livro, com fotos, certidões, pinturas, que marcaram a história da Princesinha do Atlântico. A obra deve ficar pronta para as comemorações do bicentenário da cidade, sendo a mais esperada para a comemoração.