Macaé 210 anos: Kolirius Internacional presenteia com pinturas em grafite no Parque Aeroporto

29/07/2023 15:35:00 - Jornalista: Equipe SECOM

Foto: Maurício Porão

12 pinturas foram entregues a Macaé como presente de aniversário em seus 210 anos de fundação

Os muros da Escola Zelita Rocha de Azevedo e redondeza foram revitalizados com novos painéis pintados pelas mãos de artistas macaenses, paulistas, nordestinos e da República Dominicana. A iniciativa é uma ação do 12º Festival Internacional, edição 2023, que já faz parte do calendário de eventos oficial do município e está consolidado no país e na América do Sul pelo maior número de edições realizadas. No total, 12 pinturas foram entregues a Macaé como presente de aniversário em seus 210 anos de fundação.

Autor de grandes murais em pontos turísticos do Rio de Janeiro e São Paulo, o macaense Marlon Muk é quem organiza o Kolirius Internacional reunindo as maiores feras da Street Art. "Macaé é rica em belezas naturais. O objetivo é devolver à nossa cidade tudo que ela faz por todos nós. É deixar, nos muros desse colégio tão cheio de história e vida, imagens que nos fazem refletir sobre o meio ambiente e como preservá-lo. Confesso que promover o Kolirius no Parque Aeroporto foi transformador. Nasci nesse bairro e foi muito emocionante promover arte nesse pedaço de Macaé que me viu crescer”, destacou Muk.

Muk ainda afirma que o Kolirius é um festival de grande importância como fomento cultural, e serve também de incentivo aos jovens por ser um presente muito especial, construído por renomados muralistas nacionais e internacionais, a ser entregue nas mãos dos macaenses no dia do aniversário da cidade. "Um brinde aos olhos!”, ressalta.

De acordo com o Secretário de Cultura, Leandro Mussi, o Kolirius é um encontro épico dos maiores talentos do mundo do grafite. “Aqui, as cores ganham vida, as paredes contam histórias e a criatividade transborda. É um universo vibrante, onde cada traço representa a liberdade de expressão e a arte em sua forma mais pura. É a celebração da arte urbana, unindo culturas e estilos diferentes num mosaico de beleza e inspiração. As ruas se tornam verdadeiras galerias de arte a céu aberto”, afirmou o secretário.


Fotos Relacionadas