Macaé a caminho de novas rotas do gás

28/04/2022 11:09:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Maurício Porão

Os investimentos foram anunciados esta semana pelo Grupo Vale Azul

A consolidação do projeto da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) integrada ao Tepor, a partir da licença de instalação entregue na terça-feira (26) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), abre para Macaé um novo caminho em direção às Bacias de Campos e de Santos, através da instalação de duas novas rotas do gás.

Os investimentos anunciados pelo Grupo Vale Azul para o licenciamento dos gasodutos 5B e 4C representam a nova definição de Macaé como “Capital da Energia”, ao transformar a expertise do petróleo, adquirida pelo município ao longo dos últimos 40 anos, em ferramenta para a construção do maior hub de armazenagem, processamento e distribuição de gás natural do país.

“Essas novas rotas representam os investimentos planejados para ampliar a capacidade de produção das Bacias de Campos e de Santos, de acordo com as áreas adquiridas pelas gigantes petrolíferas nos últimos leilões da ANP. Macaé se tornará o berço das maiores operações do gás no Brasil, alimentando assim termelétricas, a indústria petroquímica e tantas outras atividades que pertencem à cadeia do óleo, gás e da energia”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.

A instalação das Rotas 5B – que interligará Macaé a Bacia de Campos – e a 4C – que fará a conexão da cidade com poços que entrarão em produção na Bacia de Santos – é parte da estratégia de alimentação da UPGN do Tepor. Através desses dois gasodutos, a Unidade receberá cerca de 60 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que representa a sua capacidade total de processar e distribuir gás para todo o país.

“O Grupo Vale Azul está licenciando junto ao Inea os dois gasodutos que terão capacidade de transportar até 60 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A liberação da licença de instalação da UPGN garante a continuidade deste projeto grandioso que permitirá Macaé se tornar o maior hub do gás no Brasil”, explicou Fabiano Crespo, diretor do Grupo Vale Azul.

A construção e operação da UPGN do Tepor envolvem também a participação de duas grandes empresas do setor de gás e energia no mundo: a Eneva e a Enerflex. O projeto desperta também o interesse de outras gigantes do segmento offshore global, com interesse direto de ampliar a participação no mercado de óleo, gás e energia no Brasil.

“Sem dúvidas, estamos diante de uma nova etapa de desenvolvimento de Macaé e da nossa região. Esses investimentos representam a geração de mais empregos e oportunidade de transformação de vidas”, destacou o prefeito Welberth Rezende.


Fotos Relacionadas