logo

Macaé abre inscrições online para colônia de férias infanto-juvenil

30/12/2025 15:51:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O projeto ocorrerá no Centro de Convivência Benedito Lacerda, Centro, uma semana para cada uma das três faixas etárias.

A colônia de férias Conviver Feliz, uma das ações da campanha ‘Janeiro Branco’ para a conscientização da população sobre a importância da saúde mental, está com inscrições abertas por meio deste link . As vagas são limitadas. A programação da colônia está disponível na plataforma de inscrição. Este ano, o projeto foi selecionado para apresentação no ‘I Seminário de Boas Práticas em Saúde Mental da Infância, Adolescência e Juventude do Estado do Rio de Janeiro’, evidenciando o seu reconhecimento técnico como boa prática. Esta segunda edição da Conviver Feliz é voltada ao público de 5 a 16 anos de idade.

A programação, que transcorrerá em quatro tardes para cada faixa etária (três turmas), terá atividades voltadas para cada uma das faixas, uma turma por semana. A Conviver Feliz, para a turma 1 (de 5 a 8 anos de idade), ocorrerá de 12 e 15 de janeiro. Para a turma 2 (de 9 a 11 anos), será de 19 a 22, e para a turma 3 (de 12 a 16 anos), de 26 a 29, no Centro de Convivência Benedito Lacerda, Centro da cidade.

O projeto é realizado pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica em Saúde, através da Gerência de Saúde Mental, em parceria com o Centro de Convivência Benedito Lacerda. A primeira edição da colônia de férias ocorreu em julho deste ano, com duração de uma semana. A edição de janeiro de 2026 ocorrerá em três semanas (uma para cada faixa etária). O projeto foi criado em resposta aos elevados índices de sofrimento psíquico identificados na faixa etária infanto-juvenil e considerando os altos índices de violência contra crianças e adolescentes, que se intensificam durante o período de recesso escolar. A ação é uma medida preventiva e promotora de saúde.

Na colônia de férias é estimulado o bem-estar físico e mental mediante o convívio e a interação social, oportunizando vivências artísticas e lúdicas. O evento proporcionará espaço de acolhimento para sujeitos prioritários no atendimento em saúde, oferecendo o cuidado em saúde mental por meio do brincar. Atividades recreativas adequadas a cada faixa etária em prol da expressão por meio da arte, socialização e entretenimento das crianças e jovens participantes estão na programação, como oficina de massinha, banho de mangueira, pique bandeira, corrida de saco, dança das cadeiras, entre outras.

“Uma vez que cada turma atende a uma faixa etária específica, não há restrições. No entanto, considerando a proposta do evento de promover brincadeiras que geram interação social com outras crianças e estimulação dos sentidos, através por exemplo de música ou do banho de mangueira, os responsáveis devem ponderar os riscos e benefícios da participação da criança na colônia de férias. De todo modo, todas as crianças serão bem-vindas e têm direito a não participar das brincadeiras, caso não se sintam confortáveis. A iniciativa contribuirá para se evitar a exposição excessiva de crianças e adolescentes às telas e oportunizará o exercício da convivência grupal, estimulando o corpo e a mente”, disse Gerente de Saúde Mental, Lorrane Moreira.

Ela destaca que a primeira edição da colônia contou com participação expressiva de crianças e adolescentes assistidos pela Rede Municipal de Saúde. O Centro de Convivência Benedito Lacerda está localizado na rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro.