Com o objetivo de qualificar os profissionais da Educação Básica, a rede municipal de ensino aderiu ao Profuncionário. O programa será desenvolvido através da parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação (Semed). O Profuncionário vai atender 214 funcionários que atuam nas unidades municipais e a previsão é que seja iniciado até o final do segundo semestre.
De acordo o secretário de Educação, Guto Garcia, o programa segue a proposta de levar desenvolvimento e aprimoramento profissional: “O objetivo da secretaria é levar capacitação aos servidores como forma de valorização da Educação. Através deste convênio, haverá a formação de técnicos em Educação, o que vai contribuir com o contexto educacional do município”, ressaltou.
Guto Garcia lembrou que o Profuncionário atende o objetivo dos governos federal e municipal de levar para os profissionais não apenas a aquisição das competências necessárias para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, mas também servir de instrumento importante para a construção da identidade dos funcionários da educação e sua valorização.
- A capacitação dos tutores e professores orientadores justifica-se pelo fato de que eles desempenham um papel central no Profuncionário. Diante da formação dos tutores, haverá acompanhamento, a orientação da prática profissional supervisionada, bem como o apoio aos participantes em suas práticas pedagógicas.
O programa de formação inicial em nível técnico é direcionado para profissionais que exercem funções administrativas nas escolas da rede pública estaduais e municipais. Para se integrar ao Profuncionário, a secretaria de Educação atualizou os dados dos interessados. Serão oferecidos seis cursos: Meio Ambiente/Manutenção e Informação Escolar, que obteve 18 cadastrados pela Semed, Multimeios Didáticos, com 32 funcionários, além de Secretaria Escolar, que registrou 154 inscritos.
Para participar do programa, o funcionário da rede municipal de ensino deve estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. As aulas serão realizadas na modalidade semipresencial com duração de 1.260 horas. Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis de formação pedagógica e dez correspondendo à formação específica.
Através da parceria, o município vai dispor de transporte, hospedagem e alimentação dos tutores que vão passar por um curso específico para ministrar as aulas em Macaé. A qualificação dos tutores deve contar com a parceria do Instituto Federal Fluminense.