logo

Macaé ainda na briga para subir para a Série B

03/11/2012 12:38:00 - Jornalista: Álvaro Marcos

Foto: Tiago Ferreira

O Macaé sofreu uma forte pressão em Paragominas.

O Macaé perdeu para o Paysandu por 2x0, na noite desta sexta-feira (2 de novembro), no Estádio Arena Verde, em Paragominas, cidade que fica a 300 quilômetros de Belém do Pará. O jogo foi o primeiro confronto entre as duas equipes pelas quartas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro. A segunda partida acontece no próximo sábado (dia 10 de novembro), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o "Moacyrzão", em Macaé.

Para se classificar às semifinais e conquistar automaticamente uma vaga na Série B do Campeonato Brasileiro da próxima temporada, o Macaé vai precisar derrotar o Paysandu por três gols de diferença. Se vencer por 2x0, a decisão vai para a cobrança de pênaltis. O time do Norte do país tem a vantagem de poder até perder, desde que seja por um gol de diferença. Ou até por uma desvantagem de dois gols, desde que marque pelo menos um.

O jogo - O Paysandu teve que atuar em Paragominas porque foi punido com a perda de dois mandos de campo devido a incidentes no Estádio do Mangueirão, em Belém, na partida diante do Icasa, ainda pela nona rodada da primeira fase da Série C. Mesmo assim, a equipe contou com o apoio de sua fanática torcida. Mais de seis mil pessoas compareceram à Arena Verde na noite desta sexta-feira.

A forte pressão sobre o Macaé começou antes mesmo da bola rolar. Quando o ônibus que transportava a delegação chegou ao estádio, um torcedor acertou uma pedrada em uma das janelas. O vidro chegou a ficar trincado, mas não quebrou. Apesar do susto, ninguém se feriu. Nas arquibancadas, a torcida local empurrou o Paysandu para o ataque desde o início da partida. Um torcedor chegou a atirar uma garrada de água no gramado e foi retirado da Arena Verde.

O primeiro bom ataque foi do Macaé. Zambi cabeceou para defesa de João Ricardo. Logo depois, o mesmo Zambi cruzou e Jones testou para fora. O Paysandu assustou com um voleio de Kiros e um chute de Vanderson. Mas a melhor oportunidade da etapa inicial foi do Macaé. Aos 40 minutos, Zambi entrou sozinho, com a bola dominada e, na frente do goleiro João Ricardo, chutou para fora.

Na etapa final o Paysandu voltou com o artilheiro Rafael Oliveira em campo. Ele entrou no lugar de Harrison. E logo na primeira bola, o goleador estufou as redes, de cabeça. Depois de ter sofrido o gol, o Macaé teve mais posse de bola. Só que, aos 18 minutos, Kiros esbarrou em Diego, na área, e o árbitro Edivaldo Elias da Silva marcou pênalti para o Paysandu. O lateral Yago Pikachu cobrou e ampliou a vantagem dos paraenses. Daí em diante, o placar não foi alterado.

Paysandu 2x0 Macaé

Gols - Rafael Oliveira (1/2º tempo) e Yago Pikachu (21/2º tempo)

Paysandu - João Ricardo; Yago Pikachu, Marcus Vinicius, Fábio Sanches e Rodrigo Fernandes; Vanderson (Pablo), Ricardo Capanema, Alex Gaibú e Harison (Rafael Oliveira); Kiros (Leandrinho) e Thiago Potiguar.
Técnico - Lecheva

Macaé - Luiz Henrique; Edson, Diego, Douglas Assis e Edu Pina; Geidel, Vagner (Bruno Barra) e Osmar (William) e Norton; Zambi e Jones.
Técnico - Toninho Andrade

Local - Arena Verde (Paragominas-PA)
Árbitro - Edivaldo Elias da Silva (PR)
Auxiliares - Ivan Bohn (MG) e Pedro Christino (MG)
Cartões Amarelos - Yago Pikachu e João Ricardo (Paysandu); Edu Pina, Diego, Luis Henrique e Jones (Macaé)