logo

Macaé amplia serviço de otorrinolaringologia

25/03/2015 09:54:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Juranir Badaró

Atendimento ambulatorial, de emergência, exames e cirurgias são oferecidos

Garantir serviços especializados, por meio da prestação de atendimento integral à população é a meta da Secretaria de Saúde de Macaé. Dentro desta proposta, foram ampliadas as ações de otorrinolaringologia, tornando a cidade a pioneira na região a oferecer cirurgia desta especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o otorrinolaringologista Luiz Fernando Almeida dos Santos, o município oferece toda assistência ao usuário com atendimento ambulatorial, de emergência, exames e cirurgias. “O atendimento integral permite que o paciente não precise se deslocar para o Rio de Janeiro para fazer o procedimento cirúrgico”, frisou, acrescentando que a meta é fortalecer o ambulatório para os pacientes cirúrgicos, com materiais modernos e com uma boa qualidade e menor tempo.

Atualmente os pacientes encontram o atendimento de otorrinolaringologia no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos, com consultas, procedimentos ambulatoriais e exames de videolaringoscopia, endoscopia nasal e exames audiológicos.

De acordo com Luiz Fernando, os pacientes que necessitam de cirurgia são encaminhados para a Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, onde é feito o agendamento para o ambulatório de cirurgia, que funciona no Hospital São João Batista. Após a consulta, a cirurgia é realizada num período de até 30 dias. São oferecidas na rede municipal cirurgias de ouvido, laringe, seios paranasais, adenoamigdalectomia (cirurgia da carne do nariz e garganta) e septoplastia (cirurgia de desvio de septo).

Nos casos de emergência, a população conta com atendimento de otorrinolaringologia no Hospital Público Municipal (HPM), onde são realizados procedimentos de retirada de corpo estranho de ouvido, nariz e faringe, sangramento nasal de grande intensidade e outros procedimentos de risco.

Depois de oito anos de idas e vindas, há 24 dias a vida da comerciante Cátia dos Santos Silva Carlos mudou para melhor. Ela tinha vergonha de falar com as pessoas por causa da voz, mas agora vive uma nova vida.

Antes de fazer a cirurgia para a retirada de cisto na garganta, a comerciante foi encaminhada para outras cidades, sem obter sucesso. Após a implementação dos serviços de otorrinolaringologia na rede municipal de saúde, ela passou pela cirurgia no Hospital São João Batista. “A equipe é excelente e hoje agradeço por ter minha voz novamente. O meu marido nem reconheceu minha voz no telefone. Trabalho no mercado de peixe e posso falar com meus clientes com mais clareza, por não ter mais a voz rouca”, declarou.

Além do relacionamento social, a comerciante também não podia beber água ou qualquer outro líquido gelado, além de sorvetes e picolés.

O professor de Educação Física, Luiz Manoel Vieira, passou esta semana por cirurgia de seios paranasais por causa de um pólipo nasal (carne no nariz). O médico falou que a indicação cirúrgica foi necessária, pois o paciente apresentou vários problemas após uma crise alérgica crônica.

- Desde maio de 2014, quando tive uma alergia crônica, a crise se agravou e a minha qualidade de vida piorou. Tinha dificuldade para respirar, o meu sono e olfato foram prejudicados. Depois de vários tratamentos, fui encaminhado para a cirurgia -, contou.


Fotos Relacionadas