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Os dados foram apresentados durante reunião online com representantes das secretarias municipais
Nos três primeiros meses de atuação, o Macaé App, aplicativo da Prefeitura de Macaé, registrou mais de sete mil visualizações. Essa foi uma das questões abordadas na reunião online que avaliou o primeiro trimestre de funcionamento da ferramenta, que destaca a funcionalidade – principalmente em tempos de pandemia do coronavírus – e indicadores, em específico, do Fiscaliza Macaé e Procon online.
José Manuel Alvitos, secretário adjunto de Planejamento, ressalta a importância de se aprimorar ainda mais o serviço, que veio para aperfeiçoar a forma de se comunicar com a população, tanto nesse período de isolamento social, quanto no pós pandemia.
"Essa é uma ferramenta nova que se trata de política pública. Os governos podem mudar, mas a ferramenta já faz parte da administração da prefeitura. É importante darmos respostas a cada demanda solicitada pelos cidadãos, sem que eles precisem sair de suas casas, ou que tenha algum tipo de despesa para ir pessoalmente à prefeitura", explicou Alvitos.
Os números apresentados pelo Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Inova Macaé), responsável pelo gerenciamento da ferramenta, são referentes aos meses de março, abril e maio. Foram registradas 6.168 notificações push lidas pelos usuários, além da integração do sistema de protocolo online e Diário Oficial eletrônico no aplicativo. Outra novidade foi a criação do Macaé Cast, para envio de notícias em formato podcast.
Fiscaliza Macaé e Procon
No que se refere ao Fiscaliza Macaé e Procon, foram encaminhadas 336 ocorrências. Dessas, 48% foram respondidas. Setenta e quatro por cento dessas ocorrências foram realizadas de forma anônima. Dessas demandas, 56% são no quesito saúde. Cinquenta por cento trataram de irregularidades, 41% sobre estabelecimentos irregulares e 29% sobre falta de água. Cinquenta e quatro por cento são ocorrências sobre iluminação pública danificada e 60% sobre buracos nas vias.
No quesito limpeza pública, sobre capina e roçada, foram 38%. No item Serviços Públicos, 38% dos atendimentos se referem a obras públicas. Cinquenta por cento das demandas foram sobre maus tratos de animais, 60% sobre horários de ônibus e 67% sobre imóveis abandonados. Entre os atendimentos do Procon online , 28% das demandas tratam de serviços essenciais (luz e água). E desse registro, 95% foram realizados por pessoas físicas.
Destaca-se, ainda, nesse período, 1.600 downloads do aplicativo, que, por enquanto, só pode ser baixado no Google Play. A presença do app na loja virtual dos celulares com sistema IOS ainda está sendo viabilizada pela prefeitura.
Inova Oficinas
Premiado com o 1° lugar no TransformaGOV, na categoria Laboratórios de Inovação em Gestão Pública (concorrendo com 26 laboratórios de várias instâncias, inclusive federal), o Inova Macaé realiza, na próxima segunda-feira (29), às 19h, o primeiro curso do Inova Oficinas, programa de capacitação em inovação com formato de experiências e vivências práticas da gestão pública.
Neste primeiro evento, será debatido o estudo de caso intitulado “Inovação na Gestão Pública: um Caso de Defesa Ambiental”. A oficina, que terá duração de duas horas e limite de vinte vagas, será na plataforma virtual ZOOM. Caso ultrapasse o limite de vagas, uma nova edição poderá ser realizada. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3evPtru .
Essa primeira oficina é dedicada exclusivamente para os servidores públicos (estatutários, comissionados ou contratados) da Prefeitura de Macaé, com preferência para os alunos servidores da especialização em gestão pública municipal.