Macaé apresenta Orçamento Participativo Jovem para diretores de escola

11/05/2011 10:57:12 - Jornalista: Tânia Garabini

Foto: Cris Costa

Projeto tem como meta fortalecer e valorizar o processo de participação popular nas escolas.

Fortalecer e valorizar o processo de participação popular no ambiente escolar, despertando nos jovens o interesse de conhecer as políticas públicas e estimular o pensar coletivo entre as escolas públicas e privadas, conhecendo a realidade local. Com esta meta, a prefeitura de Macaé, através da Coordenadoria do Orçamento Participativo, divulgou para diretores de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, o Orçamento Participativo Jovem. O projeto visa ainda fomentar atividades de debates e reflexão sobre os problemas que afetam a comunidade e a sociedade como um todo.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (10) na Rinha das Artes e contou com a presença dos educadores, de toda a equipe da Câmara de Gestão Pública (CPG), da secretária de Planejamento de Rio das Ostras e do presidente do OP daquela cidade, representantes do OP Jovem, do vereador Danilo Funke, representando o Legislativo municipal, e a subsecretária de Planejamento de Macaé, Deyse Aparecida Carvalho da Frota. A coordenadora do Orçamento Participativo, Rosane Miranda de Assumpção fez a apresentação do projeto a ser implantado entre a classe estudantil.

- O OP Jovem atende o anseio do prefeito Riverton Mussi em estender a toda a comunidade, a proposta de democratizar a administração pública. Desde 2010 Macaé conta com o Orçamento Participativo. 5% da receita pública são destinados a obras e serviços que a comunidade escolhe. Este ano já entregaremos algumas delas em diversos bairros da cidade, detalha a coordenadora.

O Orçamento Participativo Jovem será ministrado nas escolas para alunos do sexto ao nono ano. Só na rede pública municipal, serão mais de oito mil estudantes a receberem aulas de cidadania. Os estudantes terão orientação através de peça teatral sobre Orçamento Público; participarão de discussão dos eixos temáticos (saúde, cultura, lazer, educação, saneamento, habitação, transporte e qualificação profissional). Haverá ainda palestras, um twitter para que possam trocar idéias e opiniões e principalmente fazer intercâmbio com delegados do Orçamento Participativo para que possam conhecer esse mecanismo democrático de gestão pública orçamentária.

O coordenador geral da Câmara de Gestão Pública, Romulo Campos é um entusiasta do projeto e dá todo apoio a implantação do Orçamento Participativo Jovem em Macaé. “Estaremos preparando os cidadãos de amanhã. Através desse instrumento democrático oferecemos aos nossos jovens a oportunidade de conhecer, aprender e saber como utilizar dessa ferramenta, que o prefeito Riverton Mussi oferece a toda comunidade. É um processo irreversível que dá ao cidadão o real poder de gerir o dinheiro a ser gasto para sua comunidade”.

Durante o lançamento do OP Jovem, a secretaria de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira falou da experiência do projeto que existe há dez anos na cidade e o retorno que isso representa para a comunidade, pois na localidade vizinha a população tem total poder de decidir como serão gastos os recursos que o município arrecada.
Ela parabenizou ao prefeito Riverton Mussi pelo engajamento na proposta de incrementar o Orçamento Participativo e agora o segmento Jovem em Macaé. “É olhar para o futuro e deixar que a comunidade decida realmente o que precisa e o que quer. E principalmente oferecer a oportunidade para que conheça o administrar a cidade e pensar no coletivo e não apenas no individual”, finalizou.


Fotos Relacionadas