Os trabalhos desenvolvidos por quatro escolas municipais de Macaé, sobre alimentação saudável e automedicação serão apresentados em Brasília no “Encontro de Educação e Saúde: a dose certa para uma vida saudável”. O evento, que faz parte do projeto Educação em Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Educanvisa), será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e reunirá todos os professores que cumpriram mais de 75% das atividades propostas pelas coordenadoras da secretaria municipal de Educação.
De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, em agosto de 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) capacitou funcionários da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte, Tecnologia e Meio Ambiente, além de seis professores das escolas do ensino fundamental: Maria Letícia, Engenho da Praia, Maria Isabel, Botafogo, Polivalente, Nova Holanda, Sana, Jardim de Infância Arco Íris e Ancyra Pimentel. Cada um desses desenvolveu o projeto proposto pela agência em uma escola municipal, das quais quatro foram selecionadas para apresentar seus resultados no evento por terem ultrapassado a metas estabelecidas.
As escolas selecionadas foram Engenho da Praia, Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, Botafogo e Ancyra Gonçalves Pimentel. “As quatro unidades atingiram notas acima de 94% na avaliação da Anvisa, por isso foram convidadas a apresentar seus projetos”, explica o secretário.
As atividades tiveram como objetivo fomentar o uso racional de medicamentos e técnicas sanitárias que melhorem a qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, profissionais da Secretaria Municipal de Educação participaram no mês de agosto em Brasília (DF) do projeto.
A implantação do Projeto Educanvisa, da Anvisa, busca a sustentabilidade nas escolas. O projeto capacitou 777 professores de 261 escolas públicas, 67 profissionais de vigilância sanitária, 62 profissionais da secretaria de educação, atingindo aproximadamente 30.000 alunos de diversas escolas do Brasil durante 2009.
Educanvisa
O projeto Educanvisa prepara os profissionais de Educação da rede pública e de Vigilância Sanitária para que possam disseminar conceitos de saúde que tem relação direta com o trabalho da Anvisa, como a prevenção aos riscos associados ao consumo de medicamentos e de alimentos industrializados.
A capacitação promovida pela Anvisa está associada também ao fornecimento regular de material didático, o que permite que os professores de ensino médio e fundamental disponham de meios para abordar e estimular a discussão dos temas da Vigilância Sanitária em sala de aula.