Foto: Raphael Bózeo/Macaé Basquete
Macaé teve cinco jogadores com pontuação em dois dígitos
O Macaé Basquete deu um passo importantíssimo para conquistar de forma inédita uma vaga nos playoffs do Novo Basquete Brasil. Na noite desta terça-feira (3), o time da Capital do Petróleo venceu o Uberlândia (79 a 72) no Juquinha, ultrapassou o rival, chegou a 11ª colocação e entrou na zona de classificação para a próxima fase.
Liderado por Márcio Dornelles, cestinha da partida com 18 pontos - todos no segundo tempo - e Jamaal Smith, com 16 pontos, o Macaé teve cinco jogadores com pontuação em dois dígitos. Além da dupla, o ala Eddy fez 13, o ala-pivô Fernando Mineiro, com 10, e Atílio, com 14, tiveram destaque. O técnico Léo Costa mostrou satisfação com o triunfo e elogiou o apoio da torcida.
- É um passo importante, mas nada concretizado porque a competição é muito longa. Mas sem sombra de dúvida é uma vitória fundamental. Era esperado um jogo tenso, pois as duas equipes estavam empatadas e não poderíamos pensar em outro resultado. A nossa torcida é uma das mais entusiasmadas e participativas. Nos demais ginásios a gente vê que não perdemos para ninguém neste aspecto. É importantíssimo esse apoio - disse o treinador.
Na quinta-feira o Macaé Basquete já tem outro compromisso. A equipe da Capital do Petróleo enfrenta o quinto colocado Minas Tênis, também no Juquinha, às 19h30min. Uma nova vitória pode colocar os macaenses em uma boa situação na briga por uma das vagas na fase final, onde classificam 12 equipes.
O Jogo
Os donos da casa começaram o jogo com a mão quente. Foram quatro bolas de três pontos logo no primeiro quarto, situação que deixou o Macaé Basquete com a liderança durante toda a etapa inicial. Do outro lado, o Uberlândia não teve um bom início de partida, principalmente, no setor ofensivo, permitindo que o time do Rio de Janeiro abrisse 20 a 14 nos primeiros dez minutos.
O time mineiro acertou o ataque e equilibrou o jogo no segundo quarto. Com uma cesta do ala Vinicius Teló, o Uberlândia virou a partida (23 a 22). Porém, a liderança durou pouquíssimo tempo, pois o Macaé recuperou a frente do placar e foi para o intervalo vencendo por 30 a 29.
As bolas de fora voltaram a cair pelo lado do Macaé Basquete, mas, dessa vez, o Uberlândia também teve bom desempenho ofensivo e o jogo ganhou em qualidade. O trabalho coletivo dos mineiros fez a diferença, sendo que sete atletas pontuaram na terceira etapa.
As duas equipes trocaram a liderança por algumas vezes no quarto, mas os donos da casa foram capazes de suportar a pressão do adversário mineiro e segurar a dianteira do placar até o final da etapa (51 a 49).
Ambas equipes entraram para o último período com a confiança lá em cima, mas um jogador em especial aproveitou para fazer a diferença. O experiente ala Márcio Dornelles não errou na quarta etapa, anotou 12 pontos e ajudou demais o Macaé Basquete a abrir uma pequena diferença nos momentos finais e não deixar que o adversário encostasse mais no placar: 79 a 72.
AMB nas rede sociais
- No Facebook: www.facebook.com/basquetemacae
- No instagram: @macaebasquete
- No twitter: @basquetemacae