logo

Macaé atua para garantir educação a crianças com necessidades especiais

14/07/2022 12:50:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Ana Chaffin

Alunos com necessidades especiais contam com salas de recursos multifuncionais e de atendimento especializado

Salas de recursos multifuncionais, de Apoio Pedagógico Específico (APE), além de unidades polo de atendimento visual e auditivo e o aumento do número de profissionais são medidas da Prefeitura de Macaé para garantir o acesso de crianças com necessidades especiais às escolas. O objetivo é proporcionar uma experiência positiva aos alunos público-alvo da educação especial inclusiva.

A finalidade é criar um ambiente integrativo em que o estudante consiga desenvolver suas habilidades durante o processo de aprendizado. Para isso o Município de Macaé conta com aproximadamente 1.400 auxiliares de serviços escolares (no geral), entre efetivos e contratados via processo seletivo.

Esses profissionais, distribuídos pelas 107 escolas municipais, têm atuação fundamental para o acolhimento de alunos que, com diferentes tipos de necessidades, entre elas crianças com transtorno do espectro autista, transtorno global de aprendizagem, baixa visão, deficiência intelectual, física, entre outros, transformando a escola em um espaço de integração entre o ensino regular e o ensino especial.

"O governo municipal está trabalhando para garantir que todo o aluno seja atendido de maneira justa em nosso município. O processo seletivo realizado este ano, por exemplo, buscou ampliar o número de profissionais dedicados ao atendimento de um universo de cerca de 40 mil alunos, contratando psicólogos, assistentes sociais e ampliando o quadro de auxiliares de serviços escolares para compor as equipes que atuam no segmento de ensino, em suporte aos professores da Secretaria Municipal de Educação.", declarou a Secretário Municipal Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.

Mapear racionalmente a fim de sanar demandas ainda presentes na Educação está entre as atribuições da comissão criada pela portaria n.º 1044/2022, responsável pela organização de um novo concurso público. "Nossa primeira reunião ocorrerá já na próxima semana e o principal objetivo é analisar as necessidades existentes e estabelecer, dentro do concurso público, caminhos para a melhora do serviço prestado", concluiu Aristófanis.