Foto: Rui Porto Filho
Gestores públicos do projeto Macaé + 20 recebem capacitação do Sebrae para o desenvolvimento sustentável e Pacto Global
Com a capacitação dos gestores públicos da administração municipal, nesta terça (25) e quarta-feira (26), em "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Pacto Global", uma iniciativa do Sebrae e Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), Macaé avança junto a Organização das Nações Unidas (ONU) no alinhamento, de forma efetiva, à agenda 2030 que busca o desenvolvimento mundial sustentável.
Cerca de 30 profissionais, que atuam nas ações do projeto Macaé + 20, desenvolvido desde o início deste ano pelo Egim, participam da imersão realizada na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O tema está sendo trabalhado pela consultora de Políticas Públicas, Angélica Gusmão, por meio de dinâmicas, priorização dos ODS, introdução e formalização do compromisso ao Pacto Global, metas e indicadores, formação de rede de gestores, compras sustentáveis, plano de ação – como atingir metas e propostas.
O gerente do Egim, Romulo Campos, destacou a importância da parceria com o Sebrae para avançar nas ações do projeto Macaé + 20. "A capacitação do corpo técnico representa mais um passo para o desenvolvimento integrado da cidade, por meio de um modelo de gestão estratégica e alinhada aos ODS. A proposta é seguir os princípios de uso sustentável e consciente para promover qualidade de vida à população", pontuou Romulo.
O coordenador do Sebrae Norte Fluminense, Guilherme Reche, destacou a importância de Macaé estar alinhada às políticas públicas do Pacto Global. "Por toda sua característica econômica e um ambiente de negócios favorável, Macaé ocupa um papel de destaque na região. Mas também precisamos lembrar que as políticas públicas devem estar em conformidade com o seu desenvolvimento. Portanto, o Sebrae reconhece a importância de possuir uma base de acolhimento no município e, com isso, conseguir contribuir com a gestão municipal", frisou Guilherme.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Acim, Frederico Barreto. "A Associação está presente em Macaé há 107 anos e estaremos sempre juntos para contribuirmos com diálogos e aprendizados", afirmou.