Foto: Raphael Bózeo / Macaé Basquete
Pablo Costa (no meio) com executivos da NBA e da NBB
A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a NBA anunciaram, na quinta-feira (11), em um evento realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, uma parceria pioneira que tem como objetivo desenvolver o basquete no Brasil. A união promete dar muitos frutos não só para o esporte de uma maneira geral, mas também para a cidade de Macaé. A Capital do Petróleo se orgulha em ter uma das 16 melhores equipes do país na modalidade disputando o NBB, e pode ter um retorno ainda maior em um futuro breve.
Com projetos sociais sendo desenvolvidos - como o Basquete na Praça (com aulas gratuitas para jovens em três praças da cidade) e o Basquete Sobre Rodas (com o time de cadeirantes), além das categorias de base - o Macaé Basquete almeja alavancar ainda mais o esporte no município. Pablo Costa, auxiliar técnico do time adulto e treinador da Seleção Sub-18, destaca a visibilidade que toda a estrutura internacional pode dar de retorno aos apoiadores.
- O Macaé Basquete ingressou na Liga com muitos méritos. Hoje estamos com a parte administrativa muito boa e fazemos parte dessa grande empresa, que vai se tornar a partir da união da Liga com a NBA. Macaé cresce muito, o esporte na cidade já está fomentado com os projetos sociais. O que esperamos é o aumento dos investimentos, e vamos poder trazer retorno ainda maior para as empresas. Macaé pode se orgulhar de estar em um pequeno grupo das 16 melhores equipes do país que tem uma parceria com a NBA, a maior instituição organizadora de basquete do mundo - disse Pablo.
Pablo esteve presente na solenidade e na coletiva de imprensa. Além de ver a cidade recebendo benefício, ele destacou também a importância da parceria para todo o país e crê em uma mudança de patamar do basquete em um futuro breve.
- É um momento de festa para o basquete brasileiro. Temos uma parceria única no mundo. A NBA escolheu o Brasil para fazer seus investimentos e ter a parceria. Isso cria uma dimensão que não dá para calcular aonde o basquete pode chegar. Isso vai trazer um retorno grande para os patrocinadores. Com certeza o Brasil em um curto espaço de tempo vai se tornar novamente o segundo esporte do país - analisa.
A união entre a NBA e a LNB é a primeira neste formato entre ligas esportivas no país. Tendo como objetivo de longo prazo aumentar a popularidade do basquete no Brasil, as duas entidades – com o apoio da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) – vão trabalhar em conjunto para atingir um número cada vez maior de fãs e alavancar novos negócios para a LNB, através de um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o produto basquete.
Pelos próximos anos, a parceria vai se expandir e pode abranger outras áreas, incluindo novos negócios envolvendo o NBB (Novo Basquete Brasil), operações de basquete, desenvolvimento de atletas, entre outras iniciativas.
- O basquete é um dos esportes mais populares e que mais vem crescendo no Brasil. A NBA está muito feliz com essa parceria com a LNB, isso nos permite sonhar com voos mais altos para o esporte no país. Vamos estar perto dos apaixonados pelo basquete, conquistar novos fãs e ajudar não só no crescimento, mas também no desenvolvimento da modalidade - afirmou Arnon De Mello, Diretor-Executivo da NBA no Brasil.
A Associação Macaé de Basquete (AMB) tem os patrocínios da Prefeitura Municipal de Macaé, da SIT e da Autoviação 1001. Além disso, tem apoio da Fesportur, da Universidade Estácio de Sá e da academia BioFitness.