Foto: Renata Dourado
O título foi conquistado no último final de semana, em Campos
O time do Macaé Basquete conquistou no último final de semana mais um título importante para sua história. A Copa Interestadual, disputada em Campos dos Goytacazes, foi uma espécie de preparação para os quatro times participantes, dentre eles os donos da casa e três integrantes do Novo Basquete Brasil (NBB): Macaé Basquete, Minas Tênis e Basquete Cearense.
A competição, disputada no formato quadrangular, aconteceu nos dias 20 (sexta-feira), 21 (sábado) e 22 (domingo) no Ginásio do Automóvel Club Fluminense. O Macaé Basquete venceu os três jogos.
O primeiro desafio foi contra o Basquete Cearense que deu trabalho para o Macaé Basquete. O time de Léo Costa, no início, sentiu dificuldade em parar os comandados por Alberto Bial e só conseguiu virar o jogo faltando 12 segundos para o fim, mas o suficiente para estrear seus reforços com uma ótima vitória: 75 x 72. Duda Machado, Márcio Dornelles e Romário vestiram a camisa alvianil pela primeira vez. O jogo marcou também o retorno do armador Thiago, que jogou em Macaé em 2002, 2006 e 2010. O time viajou com três desfalques: o ala João Phylippe que lesionou o ombro; o armador Fred que se recupera de uma fadiga muscular na panturrilha; e o ala/pivô Pablo Espinoza que está cumprindo compromissos com a seleção da Argentina.
A segunda vitória do Macaé Basquete foi contra o Minas Tênis, por 64 x 63, em uma partida disputadíssima, decidida nos últimos dois segundos, quando estava empatada em 63 x 63, Duda Machado sofreu uma falta, cobrou o lance livre e converteu. No mesmo dia, após este jogo, o Basquete Cearense venceu o time de Campos e, com este resultado, o Macaé Basquete foi campeão antecipado, mesmo faltando um jogo para o encerramento da competição
Mesmo campeão, o Macaé Basquete queria manter a sua invencibilidade e enfrentou um jogo difícil contra o ACF/Campos dos Goytacazes. Em uma partida muito equilibrada, disputada ponto a ponto, o Macaé perdeu o primeiro quarto por 15 x 12 e venceu o segundo, por 16 x 23, indo para o intervalo com o placar em 31 x 35. O que ninguém esperava era que a partida fosse se encerrar por aí. O árbitro da partida, Ewaldo Ramos, e os auxiliares Marco Aurélio e Gustavo Menigheni, abandonaram o jogo logo após o final do primeiro tempo. Desta forma, o Macaé Basquete, que estava na frente no placar, foi o vencedor do jogo.
O técnico do Macaé Basquete Léo Costa falou sobre a conquista e agradeceu a torcida, os patrocinadores e o apoio da Prefeitura de Macaé.
- Mais um título importantíssimo para este processo de construção da equipe. Quero enaltecer a postura dos jogadores em todos os jogos, da comissão técnica e de todos que trabalharam porque é desta forma que se consolida uma equipe realmente. Não só um time, mas uma equipe no sentido da palavra com união e esforço. Estamos levando mais esta conquista para a cidade de Macaé – declarou o técnico.
Léo Costa teve a disposição os armadores Jamaal Smith, Thiago e Wallace; os alas/armadores Duda Machado, Léo Crucillo e Will; o ala Márcio Dornelles; os alas/pivôs Pablo e Oliveira; e os pivôs Atílio, Juan Torres e Romário.
O Macaé Basquete é uma entidade privada que mantém o time de basquete com recursos de patrocinadores. A Prefeitura de Macaé dá apoio à modalidade assim como outras atividades esportivas desenvolvidas na cidade.