logo

Macaé busca boas práticas para aperfeiçoar projeto

11/01/2008 10:31:15 - Jornalista: Equipe Secom

Em fase de implementação de mais uma unidade do Restaurante Popular, desta vez através de convênio com o Governo Federal, a Prefeitura de Macaé enviou uma comissão técnica para conhecer o programa realizado em Barra Mansa, no sul do estado. A infra-estrutura e a organização do Restaurante Popular Irmã Ruth, inaugurado há dois anos, apresentou características técnicas e muitas boas práticas organizacionais que em muito colaborarão na nova unidade de Macaé, a ser instalada na Aroeira.

O Programa Restaurante Popular é de competência administrativa da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), responsável pela elaboração e envio do projeto para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) solicitando apoio para implantação da unidade da Aroeira.

O Prato Cheio, que funciona no Centro, é uma iniciativa do poder público municipal. Para a implementação desta segunda unidade foi designada uma comissão técnica que, desde o início de 2007 está empenhada na realização do empreendimento. Fazem parte desta comissão e estiveram em visita a Barra Mansa, a gestora Pública Local, Rossana Ferreira Vianna Siqueira; o arquiteto Alexandre Peixoto; a nutricionista Débora Menezes Salles Peçanha (ambos da Secretaria Especial de Saúde); a assistente social da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh), Leni Rangel; o engenheiro da Caixa Econômica Federal (Cef), Robson Lemos de Oliveira; e o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, Jorjão Siqueira, responsável pelo Programa Restaurante Popular no município de Macaé.

Na visita a unidade de Barra Mansa estiveram ainda os administradores do Restaurante Popular Prato Cheio de Macaé, Aristóteles Cliton da Silva Santos e Marcos Antônio Mattos Di Motta, ambos da Loja Maçônica, e o assessor da Semdsh, Elbio Gualda.

A nutricionista Vanessa Vasconcelos Fonseca recebeu o grupo de Macaé, apresentando em detalhes o Restaurante Popular de Barra Mansa. Em termos organizacionais e de dinâmica de funcionamento foram passadas informações e práticas registradas pela equipe de Macaé. No que se refere à parte técnica e arquitetônica, o engenheiro da Nova Caixa, que participou do grupo de Macaé, Robson Lemos de Oliveira, contribuiu por ter acompanhado a construção da unidade de Barra Mansa.

Sistemática de câmaras frigoríficas, descarte de resíduos, armazenagem e estrutura de salão foram alguns itens amplamente observados, por terem bons resultados de funcionamento. “O projeto de Barra Mansa foi muito bem elaborado e a unidade está sendo muito bem administrada e conservada”, declarou o engenheiro Robson, ao parabenizar a equipe responsável pelo Irmã Ruth.

O arquiteto Alexandre Peixoto compartilhou com o grupo e com a nutricionista Vanessa Vasconcelos o projeto do Restaurante Popular da Aroeira, a ser instalado na Avenida Gastão Henrique Schueller. Numa área com mais de mil metros quadrados, a unidade da Aroeira terá capacidade para servir mil refeições, sendo alvo de estudos a possibilidade de fornecimento também de café da manhã, refeição já oferecida pelo Restaurante Popular de Barra Mansa. Esta prática também foi compartilhada pela nutricionista de Barra Mansa, a fim de agilizar entendimentos para que Macaé possa em breve servir café da manhã para a população.

O secretário Jorjão Siqueira avaliou a visita positivamente. “Tivemos a oportunidade de conhecer um Restaurante Popular com uma estrutura física e nutricional bastante interessante e que inclusive implantou em dezembro de 2007 o serviço de café da manhã, meta que também temos para Macaé. Voltamos de Barra Mansa com muitas boas indicações, aprendizado e boas práticas que, certamente, somarão no projeto e na dinâmica de trabalho da unidade da Aroeira”, declarou o secretário, que já agendou encontro com a Comissão Técnica para promover ajustes, finalizando então a parte teórica para imediato inicio da obra.

Ainda segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, o Restaurante Popular da Aroeira entrará em funcionamento este ano, atendendo uma comunidade residente estimada, conforme Macaé Cidadão, em 26.618. O bairro Aroeira foi escolhido para receber a segunda unidade do Restaurante Popular por ser uma área em franco desenvolvimento, com instalação de órgãos e autarquias públicas no entorno, como o terminal rodoviário, o atual Quartel da Guarda Municipal, o Hospital Público Municipal (HPM), o Fórum e muito em breve a sede da Ordem dos Advogados de Macaé (OAB-Macaé).