logo

Macaé capacita profissional que lida com adolescentes

26/11/2012 14:20:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

“Mulher adolescente em situação de violência”. Este é o tema do curso de sensibilização que a Prefeitura de Macaé, através da subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à secretaria de Desenvolvimento Social irá oferecer para mais de 70 profissionais que lidam com estas vítimas de violência. A qualificação, que acontece no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), nesta quarta e quinta-feira (28 e 29) terá carga horária de 16 horas/aula.

O curso de sensibilização será ministrado pelo Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), da UERJ e faz parte do projeto Rama – Rede de Apoio à Mulher Adolescente, que nasceu de uma parceria entre o Nesa/UERJ, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Superintendência de Direitos da Mulher (Sudim) do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é contribuir na qualificação de quem atende mulheres adolescentes de 12 a 18 anos, nas diversas áreas (saúde, conselho tutelar, escolas), em especial para o atendimento da violência sexual.

De acordo com a subsecretária municipal de Política para as Mulheres, Rosaly Chaloub, a capacitação ficou acertada em setembro, quando o município recebeu a visita da coordenadora executiva da Superintendência de Direitos da Mulher (Sudim) do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Mota.

- A superintendente que é articuladora junto aos municípios fluminenses veio acertar com Macaé, sede da Região Norte/Noroeste, o curso de forma que nossos profissionais tenham a capacidade para escutar, acolher e orientar as mulheres adolescentes do nosso Estado, numa Rede de enfrentamento à violência. Essa proposta inclui 26 municípios que possuem políticas públicas para as mulheres e cada um gerencia a melhor forma de integração – sustentou Chaloub.

Ela informou que o curso já ocorreu em quatro pólos regionais – Niterói (Itaboraí, Maricá, Tanguá e São Gonçalo); Teresópolis (Nova Friburgo e Petrópolis); Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, S. João do Meriti, Queimados, Paracambi e Seropédica). Neste momento acontece em Macaé, como pólo sede dos municípios de Carapebus e Natividade e posteriormente, em Cabo Frio e Volta Redonda.

Como atual anfitriã do curso de sensibilização, a Prefeitura de Macaé irá disponibilizar o espaço físico e recursos audiovisuais para as aulas, além da seleção dos alunos, oriundos dos diversos Órgãos da rede social e de saúde.

A subsecretária confirmou a participação dos conselheiros tutelares e dos profissionais das subsecretarias da Mulher, Infância e Juventude, secretaria de Saúde/Centro de Referencia do Adolescente (CRA) e dos programas sociais como o de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Centro Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cemaia), Creas, Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) e Nova Vida, todos ligados à secretaria de Desenvolvimento Social para trabalharem em Rede.