logo

Macaé celebra 15 anos da lei que criou Parque Atalaia

25/04/2010 10:42:55 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

Comemoração terá inauguração de trilha Interpretativa

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), está finalizando os detalhes para a solenidade de aniversário do Parque Municipal Fazenda Atalaia. A data comemorativa dos 15 anos de sua criação acontece nesta terça-feira (27), às 10h, quando os portões serão abertos à visitação de ambientalistas, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral. A inauguração, com as atuais instalações físicas, aconteceu no ano de 2006, no primeiro mandato do prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

Administrado pela Prefeitura de Macaé, através da Semma, o parque é um dos maiores remanescentes florestais da Serra de Macaé, sendo considerado como um santuário ecológico e uma das poucas reservas de Mata Atlântica (fauna e flora) ainda intacta no Estado do Rio de Janeiro. Por suas características de conservação da biodiversidade, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) considerou-o como uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral (lei 9.985/85).

- Por se tratar de um parque natural que deve ser conservado preparamos uma programação de modo que o visitante possa usufruir de suas belezas naturais tendo lazer educativo e um momento cultural. Vamos inaugurar uma trilha interpretativa para conhecer de perto a vegetação que abriga remanescentes florestais de baixada do município, como o jequitibá, vinhático, figueira, braúna e pau-d`alho e quem sabe ver de perto a sua rica fauna, composta por espécies comuns em sistemas abertos, como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus, gambás, entre outras – revelou o secretário Maxwell Vaz.

Características do parque - O Parque Municipal Fazenda Atalaia é dotado de atrativos naturais como rios, cachoeiras, piscinas naturais, paisagens e vistas panorâmicas, além da fauna e da flora. Está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, na área da antiga Fazenda Atalaia e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. Possui 235 hectares - 75% de mata fechada, sendo constituído seu entorno por de ilhas de floresta preservada.

A estrutura física – Possui uma sede administrativa, direcionado a realização de palestras para os estudantes e pesquisadores; um centro de reabilitação de animais silvestres; corredores ecológicos - que proporcionam o deslocamento de diversas espécies de flora e fauna e permitem uma maior integração biológica entre os trechos isolados pelos desmatamentos; um restaurante, um viveiro de mudas para promover o desenvolvimento florestal em áreas degradadas e um centro de convivência, construído através de verba compensatória da instalação da Usina Termoelétrica Termo Macaé.

A história do parque – O Parque Atalaia foi criado em 27 de abril de 1995, nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro, com a finalidade de criar corredores ecológicos, ligando a Unidade de Conservação às reservas União e Poço das Antas, proporcionando dessa forma o deslocamento de diversas espécies de flora e fauna. O local foi criado em terras compradas pelo município de Macaé, no ano de 1895, na “Fazenda Atalaya”, com o objetivo de proteger mananciais de água. É drenado pelo córrego Atalaia, curso d’água integrante do sistema fluvial da bacia hidrográfica do Rio Macaé.

Segundo o professor Ismar Valadão, durante mais de 100 anos, o parque através do córrego Atalaia, situado numa área denominada Serra da Boa Vista forneceu mais de 200 litros diários d’água de excelente qualidade, existente no manancial, volume este suficiente para abastecer o dobro da população existente em Macaé daquela época.

Veja a programação de aniversário:
10h – Solenidade de abertura
10h30h – Inauguração da Trilha Interpretativa
11h – Ritual indígena de proteção à floresta
12h – Confraternização.