
A data será festejada no Polo de Cultura da Fronteira, das 9h às 11h.
O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será celebrado em Macaé, nesta quinta-feira, das 9h às 11h, no Polo de Cultura da Fronteira, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A comemoração terá Roda de Capoeira dos alunos, com a participação do Grupo Gmac de Capoeira, dos Mestres Anú e Kiko. Vai haver ainda apresentação de Maculelê e de Samba de Roda. Esta data é festejada no Polo há 14 anos (exceto os dois de pandemia de covid-19). O evento é aberto ao público e a outros grupos de capoeira.
A comemoração conta com a participação dos campeões estaduais da categoria Juvenil, alunos do Polo de Cultura da Fronteira, Larissa Rocha Moreira e Gean Pedreira, que trouxeram para Macaé o Troféu Rio de Janeiro de Capoeira, em outubro. Com esta conquista, eles se classificaram para disputar o Brasileiro e o Pan-Americano de Capoeira. Larissa e Gean concorrem no ranking pela equipe Gmac, de 3 a 5 de dezembro, em São Paulo.
O evento do Polo de Cultura da Fronteira irá acontecer no interior da sede, nas Tendas Culturais, área que está sendo reformada, com a colocação de tendas novas. O coordenador do Polo, Leandro Riscado, ressalta a importância da celebração desta data.
“Comemorando o Dia da Consciência Negra, e através dos Mestres Kiko e Anú, reencontrarmos a nossa força e a nossa luta pela igualdade racial. Nada como a capoeira, que traz a história linda de nossos ancestrais, como esporte, dança e manifestação cultural através dos movimentos, para isso. O Dia da Consciência Negra é dia de reflexão e de respeito”, frisa Leandro.
O Dia Consciência Negra faz referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil, tendo lutado pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data tem o propósito de ressaltar temas como racismo, discriminação, desigualdade social, exclusão de negros na sociedade e valorizar a cultura afro-brasileira e o protagonismo das pessoas negras. O Polo de Cultura da Fronteira está localizado na rua Dr. Manoel Marques Monteiro, 724, bairro Fronteira.