O combate à resistência antimicrobiana é o tema escolhido para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, sete de abril. O Programa Saúde da Família (PSF), da Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), estará nas praças da Aroeira e Praia Campista, com o “PSF na praça”, das 9h às 13h. E a Coordenação de Enfermagem do Município terá equipe em frente à Nova Aurora, no calçadão de Macaé, prestando vários serviços a comunidade das 13h 30 às 18h. No Centro de Saúde Jorge Caldas, o Grupo de Teatro Arte e Saúde Grutas, apresentará uma esquete sobre a Dengue.
A coordenadora de Enfermagem, Elizabeth Ferolla, confirmou a participação de profissionais e estagiários de que irão orientar a população. Serão oferecidos os serviços de verificação de pressão arterial, distribuição de gotas homeopáticas contra a dengue e dosagem de glicemia. Além disso, a população receberá informações sobre tuberculose, dengue e hanseníase. “O objetivo do trabalho é orientar os moradores da cidade, ajudando-os inclusive com encaminhamento de pacientes para o médico específico”, disse a coordenadora.
Nas praças da Aroeira e da Praia Campista, os moradores irão receberão orientações quanto ao uso de medicamentos, principalmente antibióticos. Segundo informações da OMS, a resistência aos antimicrobianos ameaça vários tratamentos, como o controle do HIV, da malária e da tuberculose - três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo.
Além disso a equipe do PSF outros serviços a comunidade, como consulta de enfermagem, pesagem de bebês e avaliação de saúde bucal, entre outros. “Todas as unidades do estarão mobilizadas para este dia”, Disse o coordenador geral do Programa Saúde da Família de Macaé, Welberth Porto de Rezende.
A equipe do PSF atua identificando os problemas de saúde da população, fazendo o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), encaminhando e acompanhando doentes para cuidados secundários e terciários. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.