Macaé Cidadão ensina tarefas domésticas

09/02/2006 16:40:44 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Com conhecimento em diversas áreas ligadas aos afazeres domésticos, 40 donas de casa estão, desde novembro, participando de um curso inusitado, não fosse pelos conhecimentos que estão sendo repassados. Todas as terças e quintas-feiras, elas se reúnem na Incubadora de Cooperativas para participarem do curso de tarefas domésticas. O curso é uma parceria do Programa Macaé Cidadão e a secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).

Na grade curricular, são ministradas aulas de etiqueta, práticas de armazenamento e condicionamento e gastronomia. Nesse último, as alunas tiveram a oportunidade de aprender a preparar um peixe assado e risoto, com direito a degustação no final. Os encantos da cozinha foram repassados pelo cozinheiro Massimo Torresan.

Detalhes que muitas vezes passam despercebidos foram reforçados por Torresan. “Temos que seguir à risca o tempo de cozimento impresso na embalagem”, frisa. Torresan conduziu as aulas, ensinando pratos que podem ser feitos em casa e nas casas onde elas vão trabalhar. “Nada complicado”, frisou.

O cozinheiro aproveitou a aula para apresentar alguns produtos comuns no dia-a-dia da cozinha e jamais visto por muitas delas. Um bom exemplo, foi o queijo gorgonzola, cujo sabor é delicioso e o cheiro nem tanto, explicou Torresan.

As aulas têm ajudado as alunas a completarem seus conhecimentos e, para outras abriram um novo universo. O curso é apenas o pontapé para a qualificação deste segmento, que vai atender uma parcela mais exigente do mercado local.

As alunas foram identificadas dentro da pesquisa domiciliar sobre as condições econômicas, sociais e culturais feita pelo Programa Macaé Cidadão. Nela foi apontada a necessidade de um curso de formação de empregada doméstica. Segundo a coordenadora do Programa, Amélia Guedes, novas turmas serão formadas ainda este ano, com inscrição para a comunidade.

Após concluírem o curso, as alunas serão encaminhadas à Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), vinculada à secretaria de Trabalho e Renda, que faz encaminhamento ao mercado de trabalho. Algumas oportunidades já surgiram, já temos dez pedidos para contratação assim que terminar o curso.