Macaé Cidadão forma mais uma turma de Cuidador de idosos

08/12/2011 10:44:44 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Lívio Campos

Solenidade de formatura da quinta turma de Cuidador de idosos

A coordenadoria do programa Macaé Cidadão, ligada à Câmara Permanente de Gestão (CPG), em parceria com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, através da Subsecretaria do Idoso, realizou na noite de quarta-feira (7), no colégio Maria Izabel Damasceno Simão, a solenidade de formatura da quinta turma de Cuidador de idosos. Os profissionais, a partir de agora, estão prontos para o mercado de trabalho.

Foram 54 alunos que receberam o diploma, diante de uma mesa composta pelos parceiros e uma plateia repleta de familiares. A capacitação teve carga horária de 64 horas/aula e feita por uma equipe multidisciplinar composta por geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, advogados, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais com a finalidade de aprimorar o bem–estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida. O curso é reconhecido pela Classificação Brasileira de Ocupações como uma nova ocupação.
Agradecendo os apoios e parcerias recebidas para a execução do curso, a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, revelou que a última pesquisa realizada pelo programa apontou 12.903 idosos em Macaé e, em vista disso, muitos precisarão de cuidados resultantes do trabalho somado com amor e qualificação profissional.
- Agradeço ao prefeito Riverton Mussi e a cada um dos parceiros pelo amparo técnico e quero dizer que, hoje, aqui estamos para celebrar a alegria de poder deter o conhecimento que nos foi passado pelos excelentes professores do curso, selecionados a dedo e escolhidos por suas competências. Nosso objetivo foi capacitar para o mercado de trabalho. Nós tivemos aulas teóricas (no colégio Maria Izabel) e práticas em instituições como a Casa e o Recanto dos Idosos. Ao entregarmos a certificação gostaríamos que cada um dos formandos se sentisse abraçado pela equipe do Macaé Cidadão, disse.
O coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, discorreu aos formandos sobre a importância do Programa Macaé Cidadão, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, e comentou a harmonia entre os órgãos municipais. “Um dos compromissos da CPG objetiva que vários órgãos trabalhem de forma condensada e harmônica, como neste curso do programa Macaé Cidadão. Pela sua importância, quero reiterar para que ele não seja interrompido e que se desdobre por muitos e muitos prefeitos de Macaé como uma política de governo, perpetuando para beneficiar a categoria”, acentuou.
Conclamando os formandos a fazerem o melhor pelo seu semelhante, a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, almejou sucesso e realizações nos trabalhos que irão executar.

- Cuidar é um dom de Deus. Tratar do idoso, hoje, não se limita só ao físico, mas requer dedicação, além da técnica. Por isso, é importante lembrar o afeto que se deve ter com o idoso que, geralmente está fragilizado e requer compreensão e carinho no seu trato. Fico feliz em poder contribuir para a formação de vocês e quero agradecer em público o apoio que o prefeito Riverton tem dado à secretaria que trabalha com pessoas que estão incluídas na vulnerabilidade social. Temos o comprometimento frente à Secretaria de Desenvolvimento Social de lutar, através da assistência social, por esta cidade tão impactada, assegurou.

Divulgando Macaé como uma das poucas cidades que possui o curso de Cuidador do Idoso, sendo destacada na área em nível estadual e nacional, a subsecretária do Idoso e psicóloga Cátia Crespo anunciou aos formandos o reconhecimento da prefeitura ao listar em concurso público a ocupação. “Quem tiver oportunidade de fazer o concurso do município poderá se inscrever para o cargo”, enfatizou, completando que a subsecretaria vem trabalhando pela política municipal do idoso.
Representando os alunos, Fabricia Silva e Livramento Souza falaram de suas expectativas com relação mercado de trabalho e agradeceram pela oportunidade de fazer um curso de qualidade gratuitamente. “Estamos honradas em participar da quinta turma. Daqui pra frente temos que ser exemplo de profissionais”, disse, Fabricia, completando que pretende no futuro formar uma cooperativa de cuidadores de idosos.

O motorista Otomar Fluritven, de 31 anos e morador do Parque Aeroporto, declarou que começou a fazer o curso apenas com o objetivo de aprender mais uma terapia, porém no decorrer da capacitação descobriu seu dom voluntário de cuidar dos idosos. “Acho que herdei isso dos meus pais que são voluntários de idosos, em Santa Catarina. Porém, o curso é tão interessante que peço ao prefeito para dar continuidade, pois as estatísticas dizem que a expectativa de vida aumentou e que o futuro é dos idosos”.

Estiveram presentes também representantes da secretaria de Saúde, Adriana Macedo, e a coordenadora de enfermagem, Elizabeth Ferola; a diretora da escola Luci Simões, a presidente do Conselho do Idoso, Mariléia Ramos e as professoras assistentes sociais Maria de Lourdes Peixoto e Aracely Pessanha, entre outros. O coro de câmara da Escola de Música Maria José Guedes apresentou um repertório do século XIV e atual, com peças na linguagem de Açores e com músicas de Milton Nascimento, entre outras.