Nem bem foi iniciado o curso de Cuidadores de Idosos e já há uma lista de espera. O curso, promovido pelo programa Macaé Cidadão, teve na noite desta terça-feira (22), sua primeira aula, na Escola Maria Izabel. Entre os alunos, profissionais da secretaria de Saúde (Semusa) e instituições que cuidam de idosos. A aula inaugural foi ministrada pela coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, que apresentou as metas e perspectivas do curso.
De acordo com a coordenadora, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e irreversível de grande impacto nas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais.
- Temos presenciado ao longo dos últimos anos uma crescente preocupação em relação às questões que envolvem as pessoas idosas - afirmou Amélia, lembrando que mesmo com o aumento da expectativa de vida, isso não tem assegurado ao idoso qualidade de vida.
- Para isso, estamos promovendo esse curso. Queremos capacitar as pessoas, profissionais e ao mesmo tempo auxiliar os familiares nas questões que envolvem a co-responsabilidade no tratamento e cuidados necessários - destacou.
Ela chamou a atenção para os últimos dados colhidos na pesquisa domiciliar 2001/2003, quando foi constatado que 48,5% dos idosos macaenses têm problemas crônicos de saúde e 5,25% apresentam algum tipo de deficiência física ou mental.
- São dados que vêm multiplicando-se - frisou. Segundo Amélia, 90% dos leitos das enfermarias do Hospital Público Municipal (HPM) são ocupados por pessoas com 60 anos ou mais.
O curso prossegue nesta quinta-feira (24) com a aula da pedagoga Elma Bichara, que falará da assertividade e competências do cuidador. As aulas serão sempre ministradas as terças e quintas-feiras, por uma equipe multidisciplinar formada por geriatra, fisioterapeuta, nutricionista, advogada, demartologista, pedagogo, assistente social, psicólogo, enfermeiro e professor de arte e literatura.
Ainda fazem parte do conteúdo programático temas como o cuidado com a aparência e a higiene pessoal do idoso; identificar as carências afetivas; desestimular a agressividade do idoso; promover o bem estar do idoso, estimulando sua independência; controlar e observar a qualidade do sono; prevenir acidentes; incentivar a cultura e educação, selecionando jornais e revistas; e cuidar da alimentação.