logo

Macaé Cidadão inicia mais uma edição do curso de Cuidador de Idosos

12/11/2009 17:23:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Cinqüenta e sete pessoas estão fazendo o curso de Cuidador de Idosos, promovido pelo Programa Macaé Cidadão em parceria com a secretaria de Saúde e a subsecretaria do Idoso, no auditório do Colégio Maria Izabel Damasceno Simão. As aulas, oferecidas gratuitamente pela prefeitura, terminam em dezembro e estão ensinando diversas maneiras de tratar com qualidade aqueles que estão na terceira idade.

Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a formação do curso de capacitação abrange um olhar de cuidado com os idosos nos aspectos biológicos, físicos, sociais e psíquicos. Ela acrescenta que dentre as temáticas trabalhadas nas aulas, estão noções de primeiros socorros, conhecimentos básicos de alimentação, administração de medicamentos, além de atenção com o corpo e com o lazer do idoso, entre outros.

- O curso também inclui aulas que eduquem e formem os futuros cuidadores de idosos em assuntos como terapia ocupacional, noções sobre saúde bucal, orientações a respeito de direito do idoso na Constituição, orçamento doméstico, além de processos de conhecimento do envelhecimento do ser humano e sua sexualidade – informa ela.

Os alunos

Eny Soares Dammes, de 61 anos, é comerciante. Escolheu o curso porque gosta muito de trabalhar com idosos. “Este curso nos instrui. Os idosos são mais valorizados”, conta ela. Eny também é cuidadora de idosos no Asilo e pretende se aperfeiçoar, pois segundo ela, as aulas lhe darão condições favoráveis para desenvolver mais adequadamente o seu trabalho.

Já a doméstica e manicure Maria José Gonçalves, de 45 anos, cuida de um casal de idosos há sete anos. Ela disse que pretende aprender técnicas para levar aos seus assistidos. “Trato os dois com carinho e respeito, pois sinto muito amor pelos idosos de uma maneira geral”, afirma.

Leitora do Estatuto do Idoso, a auxiliar de secretaria escolar Sandra de Abreu, de 58 anos, quer se integrar e se atualizar nas ações e nos conhecimentos sobre idosos. “O livro fala da previdência social, dos direitos à vida desse público; a respeito de entidades brasileiras que atendem o idoso, entre outras coisas”, evidencia. Ela busca no curso de capacitação obter conhecimentos para cuidar melhor de uma idosa e 87 anos a quem presta atendimento e ao seu esposo de 72 anos

- Quis fazer esse curso porque o mercado está se abrindo para cuidadores de idosos homens em Macaé – pensa o auxiliar de serviços gerais, Felipe da Silva, de 28 anos. De acordo com ele, há muita mulher e pouco homem para cuidar dos senhores de idade. “Vou sair do curso de capacitação e entrar diretamente em trabalho numa agência macaense”, completa.