logo

Macaé Cidadão: pesquisa domiciliar começa esta semana no Sana

13/08/2007 17:03:05 - Jornalista: Simone Noronha

Depois de concluir os trabalhos no distrito do Frade, a equipe da Pesquisa Domiciliar do Programa Macaé Cidadão se prepara para começar a ouvir os moradores do Sana. Na quinta-feira (16), toda a equipe do programa estará no distrito divulgando a pesquisa e participando do Encontro da Cidadania, às 18h30, no Colégio Municipal do Sana. O trabalho em campo começa no dia seguinte.

Nesta segunda-feira (13), a equipe de pesquisadores participou, no Paço Municipal, de uma reunião preparatória, onde foi repassado um perfil do distrito. De acordo com a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, na última pesquisa domiciliar, feita em 2003, o Sana contava com 1432 moradores e 492 domicílios. “Seguindo a estimativa de crescimento do município, nossa expectativa é de que este número suba para cerca de 1600 moradores e 590 domicílios”, comentou Amélia.

Ainda segundo a pesquisa, as principais reivindicações feitas pela comunidade do Sana, em 2003, são atendidas pela prefeitura. Na época, a população sugeriu melhorias na pavimentação de ruas, a instalação de uma escola pública de Ensino Médio, melhor iluminação, serviço de esgoto e quadra de esportes. “A pesquisa foi encaminhada ao prefeito Riverton Mussi, que desde início do governo atende aos pedidos da população do Sana”, disse Amélia Guedes.

Entre as obras feitas no distrito estão a pavimentação nas ruas Projetada e da Grama, a construção de um campo de futebol e de uma nova escola com quadra de esportes, cujas obras começaram há dois meses. O Colégio Municipal do Sana conta com Ensino Médio e recebeu ainda uma sala de informática. O sana já tem estação de tratamento de esgoto e recebe manutenção quinzenal no sistema de iluminação pública. Além disso, o distrito conta com unidade de saúde com plantão 24 horas e vai ganhar, em setembro, uma unidade do Macaé Facilita.