logo

Macaé Cidadão: pesquisas a serviço da comunidade

01/07/2008 15:00:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Levar aos gestores da administração municipal pesquisas e dados reais para pôr em prática ações em favor da população. Este é o principal objetivo do programa Macaé Cidadão, que já computou os dados da Pesquisa Domiciliar, realizada em 54.155 domicílios entre maio de 2006 e dezembro do no passado. Neste trabalho, 80 pesquisadores contabilizaram 175.496 pessoas. No questionário, perguntas a respeito de domicílio, saúde, educação, meio ambiente, saneamento, esporte e lazer, atividades ocupacionais, migração, entre outros itens.

Desde 2001, a equipe do Macaé Cidadão já realizou 23 coletas de informações, num trabalho de campo junto à população. “Para este ano de 2008 e início de 2009 já temos trabalhos agendados”, garante a coordenadora da coordenadoria do programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes.

De acordo com ela, a pesquisa serve para que a prefeitura tenha conhecimento mais detalhado das demandas sociais, e assim implantar as políticas públicas corretas. “Desta forma, os gestores municipais não agirão utilizando o “achômetro” e sim informações baseadas na realidade”, comentou Amélia, lembrando que o Macaé Cidadão atua também por demandas dos órgãos municipais.

A Pesquisa Colônia Leocádia foi feita para atender pedido da secretaria de Meio Ambiente. Nela, a população residente na Colônia Leocádia (Nova Malvinas) participou do fato de ser importante proteger o local de futuras invasões, viabilizando o remanejamento destas famílias da área de preservação ambiental para outro local designado pelo município. O resultado prático da pesquisa já saiu: a prefeitura em parceria com o Ministério das Cidades está construindo casas na Ajuda para os moradores.

Em outubro e novembro de 2005, atendendo a demanda da Mactran – Macaé Trânsito e Transportes -, dezenas de coletores de informação do programa Macaé Cidadão saíram às ruas, em locais pré-definidos pela Mactran, para mensurar o fluxo de veículos em horários de pico, a fim de planejar formas de melhor fluidez do trânsito na cidade. As sinalizações existentes também foram avaliadas e renovadas graças a este trabalho.

- Na pesquisa Agropecuária, tivemos como meta atualizar o perfil da atividade agropecuária, tendo como proposta o desenvolvimento e o acompanhamento dos planos e projetos relativos a este setor, além de promover o desenvolvimento rural no município de Macaé – conta Amélia. Ela diz que este trabalho, feito em todas as propriedades agropecuárias de Macaé, foi realizado entre maio e dezembro de 2007.

Segundo disse, toda a equipe que trabalha nas pesquisas é reciclada e capacitada mensalmente e vem atuando ao longo dos anos, tornando-se portadora de grande experiência no campo da investigação.