A música como veículo de aproximação entre jovens e adultos. É assim que o Programa Macaé Cidadão pretende aproximar cidadãos que moram em vários bairros do mesmo setor administrativo,através do projeto “Cantanto e Encantando”. O trabalho teve início pelo bairro do Aeroporto, sendo estendido aos demais bairros do setor administrativo. Nesta quarta-feira, às 17h30, o encontro será no Ciep Oscar Cordeiro.
Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, espera-se com isso estimular na comunidade a visão cultural e musical através da formação de corais. “Queremos incentivar a participação dessas pessoas em ações relacionadas à sua inserção no contexto social“, diz a coordenadora.
O programa conta com uma equipe técnica formada por um professor de música, instrumentista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, musicoterapeuta, fonaudiólogo, professor de historia, professor de interpretação e um nutricionista. Para isso serão formados corais em todos os setores administrativos, criando assim uma caminho de integração da comunidade e ao mesmo tempo de valorização da cultura musical.
- A linguagem musical está sendo o principal condutor desse processo. Como metodologia de trabalho, estão sendo implantados encontros periódicos, que vão além de aulas de preparo de voz e ensaio de repertórios, explica Amélia.
De acordo com ela, esses encontros têm proporcionado aos participantes ter um contato com diversas informações que fazem parte do contexto do canto coral. “Com isso há uma ampliação do conceito do cidadão que passa a agregar conceitos de conhecimentos gerais”, relata a coordenadora. Desses encontros sairão apresentações mensais.