A coordenadoria do Macaé Cidadão aplicou na tarde desta terça-feira (16) um treinamento voltado aos supervisores que atuarão dentro da pesquisa domiciliar que começa na próxima segunda-feira (dia 22). Dinâmicas e muito bate papo informal foram a base de todo treinamento que tinha como principal foco apresentar o verdadeiro papel do líder de uma equipe.
O treinamento foi aberto pela coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, que abordou as metas e perspectivas da pesquisa domiciliar. Segundo ela, esse treinamento é importante para a formação dos supervisores. “Eles não precisam ser capacitados”, enfatiza.
Afinal, diz ela, são os supervisores que acompanham, orientam a equipe, além de fazerem a crítica dos questionários. “Esse treinamento dá um direcionamento maior ao supervisor e qual é o seu papel dentro da equipe”, frisa. “A primeira dúvida que surgir em campo será o supervisor que fornecerá a solução. Para isso, eles têm que estar aptos”, diz a coordenadora.
Para falar sobre gerenciamento de equipe foi convidada a coordenadora da Central de Atendimento Especializada em Trabalho (CAET), Suze Ferreira. Durante todo trabalho, ela usou de dinâmicas para ressaltar os principais pontos que norteiam um líder: planejamento, discussão e avaliação.
Um pouco das situações inesperadas foram enfocadas pelo colaborador do Macaé Cidadão, Rony Vieira. Numa conversa informal, ele falou de algumas questões que não estão previstas. Vieira destacou o papel do líder sobre o grupo. Ele falou ainda sobre as funções, atribuições e procedimentos do supervisor.