logo

“Macaé Cidade do Conhecimento” discute em live a democratização do ensino

14/10/2020 09:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Os encontros virtuais com debates sobre o livro “Macaé Cidade do Conhecimento – uma década para não ser esquecida” continuam, nesta quinta-feira (15), às 18h, no canal Youtube Leituras em Família, com o tema “Ações de Democratização e de Gestão de Pessoas da Rede Municipal de Ensino de Macaé”. Será a segunda live de uma série de 10, com abordagem semanal diferente, a partir dos temas do livro, e apresentação pelos autores dos artigos. As lives são gratuitas e abertas a todas as pessoas.

O evento terá Márcia Corrêa falando sobre “O processo de democratização e de implantação dos conselhos escolares em Macaé”, tema do capítulo um do livro; e Ana Paula Aguiar e Vilma Neri vão falar sobre “Gestão de Pessoas na Última Década no Município de Macé”. As informações foram passadas por Robério Fernandes, da Coordenadoria de Avaliação Institucional da Secretaria de Educação, cuja equipe organizou a elaboração e lançamento do livro.

O livro reúne artigos que se basearam em pesquisas bibliográficas e documentais, memórias coletivas e individuais, arquivos da Secretaria de Educação e de outros órgãos da prefeitura. Foi lançado no último dia 8, de forma remota, como tem sido a Educação desde março, inovando nas técnicas do ensino e aprendizagem neste momento de isolamento/distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus.

A rede pública municipal de ensino de Macaé tem 106 escolas; 42 mil alunos matriculados da educação básica ao Ensino Médio; oferece, ainda, Pré-Vestibular Social e Colégio de Aplicação com preparação para o Enem; Laboratório e Museu de Matemática; Robótica; Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) com cursos de geração de renda; e uma faculdade municipal. Tudo gratuito para todos.

Além disso, 5.500 estudantes estão matriculados em 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado, a partir de convênio com a prefeitura, mantenedora da Cidade Universitária, que tem, no mesmo espaço, três Instituições de Ensino Superior (FeMASS, UFF e UFRJ) de forma harmônica e oferecendo ensino superior de qualidade e também gratuito.

O livro virtual foi elaborado sob coordenação da professora Gelda Tavares Rodrigues de forma que os leitores tenham acesso aos marcos que consolidaram Macaé como a Cidade do Saber e do Conhecimento, neste período de integração e democratização da rede pública municipal de ensino. O livro pode ser acessado no Portal da prefeitura.