Os altos índices de acidentes de colisões e de acidentes com óbitos nos últimos dois anos estão servindo de base para a estratégia de monitorar e fiscalizar o tráfego de veículos na cidade pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Em 2022, Macaé registrou um total de 1.258 acidentes de trânsito, com 28 óbitos - sendo oito vítimas fatais, somente no primeiro trimestre, na Linha Azul. Para garantir mais segurança para os condutores e a redução dos riscos de acidentes em trechos de maior fluxo de veículos, um novo sistema de monitoramento do trânsito segue em instalação na cidade, através de tecnologia de ponta.
Neste primeiro semestre, o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) registrou 40 acidentes também na Linha Azul, entre atropelamentos, capotagem, colisão de veículos e queda de motocicletas. No município, até agora, foram 517 acidentes de trânsito (335 envolvendo motos, ou seja, 67%).
Nesta primeira etapa, o novo sistema resgata pontos de monitoramento que estavam desativados há cerca de 10 anos, em extensão de vias como as Linhas Verde e Azul, principais eixos viários de Macaé.
Essas são ações para coibir os altos índices de acidentes e irregularidades cometidas no trânsito de Macaé.
"Justamente em locais que registramos muitos acidentes de trânsito e que poderão nos ajudar a salvar vidas. A intenção é que, com essas ações e novas tecnologias, possamos reduzir esses índices de acidentes de trânsito que estão prejudicando muitas famílias", pontua o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.