logo

Macaé comemora Dia do Samba nesta quinta-feira

29/11/2012 14:41:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Uma das mais conhecidas expressões musicais urbanas, o samba é lembrado em Macaé todos os anos com o Carretão da Alegria – um caminhão de mais de 30 metros, ornamentado em forma de botequim itinerante – que sairá da Praça Washington Luiz, no Centro, nesta quinta-feira (29), com participação do compositor Flavinho Silva, ex-vocalista do Fundo de Quintal. A homenagem este ano é para comemorar o centenário de Oldemar Magalhães, compositor de clássicos como “Sassaricando”, “Quem é” e “Rema Remador”, entre mais de 300 composições, sendo 100 gravadas por artistas nacionais.

Na programação, os organizadores destacam ainda a presença da Bateria Amigos do Samba (formada há 5 anos para o evento), que recebe o Carretão na praça, comandada pelo mestre Ozimar. A concentração acontece às 12h30 e, em seguida, o caminhão vai rodar pela cidade retornando às 17h30 para a praça. No local, o público participa de uma roda de samba e depois confere uma homenagem aos nomes que marcam o ritmo. Para encerrar a noite, show com Flavinho Silva e o grupo Mistura Rica.

O presidente do Núcleo de Resgate do Samba Macaense (Nursam), Décio Braga, também ouvidor geral do município, disse que o Carretão percorrerá diversas ruas da cidade contagiando a todos, principalmente os apaixonados por esse ritmo. Ele lembrou que o Dia Municipal do Samba já é lei em Macaé e é comemorado no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. A comemoração da data no município virou oficial por meio do projeto de lei proposto pelo vereador e vice-prefeito eleito, Danilo Funke, e, recentemente, sancionada pelo prefeito Riverton Mussi.

O Carretão da Alegria percorre as ruas de Macaé desde 2008 com a fina nata do samba macaense.

— Lutamos para não deixar essa data passar em branco com muita dificuldade, mas, vale a pena. Hoje, temos verdadeiros irmãos do samba, que, viabilizam este grande evento. Não podemos deixar de agradecer à Inter Sea Ambiental, à PCMM Andaimes, à Unimed Macaé, ao Sistema Integrado de Transporte (SIT), à Elo Produções, à Mil Artes, aos diversos órgãos da prefeitura que nos apoiam, ao prefeito Riverton, ao Site Macaé Tem Descontos, ao Sesi-Senai, Levy Tour – Locações e Transportes, Conversadeira, Rt Lea – Locação De Equipamentos ,Bakatá Bazar e Cão Guia Pet Shop, Bar do Torres, Espaço Ricardo Cardoso, Casa Pinto, Gráfica Silva Santos, Firetech, Alternativa Depósito de Bebidas, dentre outros apoiadores. São eles que viabilizam toda a estrutura que precisamos para realizar esse grande evento, destaca Décio Braga.

FLAVINHO SILVA – A presença do compositor e cavaquinista Flavinho Silva promete dar um brilho ainda maior à festa. Também ex-vocalista do 100%, Flavinho é um dos maiores compositores da nova geração. “Vai ser uma grande alegria para mim estar lançando a minha carreira solo junto a essa moçada do samba de Macaé, cidade onde tenho grandes amigos e pela qual tenho um carinho especial”, afirma o artista.

— Fazer um show, onde vou apresentar o talento dos macaenses do samba e ainda reverenciar o Centenário do grande Oldemar Magalhães é uma honra. Ele é o cara. É só alegria. Esse vai ser um dos grandes eventos do ano para mim, ainda mais sabendo que vou contar com a rapaziada do Mistura Rica junto comigo, além de vários sambistas da terra, comemora o compositor.

Flavinho Silva foi fundador e vocalista do Grupo 100%, mas sua carreira musical começou aos 12 anos de idade. Aos 17 anos já vivia da música. Do enorme sucesso das rodas de samba do Clube Iguaçu, na Baixada Fluminense aos palcos do mundo, o jovem Flávio Gonçalves da Silva esteve à frente do Grupo 100% por 11 anos, emplacando inúmeros sucessos gravados pelo grupo e por cantores como Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Grupo Swing Simpatia e o próprio Fundo de Quintal, do qual foi vocalista e cavaquinista nos últimos quatro anos. Um de seus maiores sucessos, a música “Fé em Deus”, é uma das mais executadas não só nas rodas de samba do Rio de Janeiro, mas em todas as rádios do Brasil, seja na voz emblemática de Diogo Nogueira ou pelo Grupo Fundo de Quintal que a regravou no CD “Nossa Verdade”.

NOVO PROJETO – Na sexta-feira (30), Flavinho Silva e o grupo macaense Mistura Rica vão continuar fazendo a festa a partir das 21h30 na Boate Blue Line, lançando o Projeto Samba de Bamba, a preços populares de R$10, sendo mais uma chance para o público macaense cair no samba.

Todas as terças-feiras, durante todo o ano, o Nursam se reúne no Bar do Torres, para uma grande roda de samba, onde os amigos batem papo, compõem sambas a várias mãos, contam e relembram histórias, mantendo viva a cultura do samba de raiz na cidade.


Fotos Relacionadas