Foto: Juranir Badaró
'Segurança dos Alimentos' é abordada em centro de saúde
Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, nesta terça-feira (7), a secretaria de Saúde realizou uma série de ações no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O objetivo foi sensibilizar os usuários para que através de uma alimentação saudável e segura tenham melhor qualidade de vida. O tema deste ano, definido pela Organização Mundial de Saúde, foi "Segurança dos Alimentos".
Na parte da manhã, a equipe da Coordenação de Vigilância em Saúde, por meio dos Programas Saúde do Trabalhador e de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, realizou aferição de pressão arterial, orientação sobre hipertesão e diabetes e distribuição de folhetos explicativos.
De acordo com a gerente do programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Rossana Espinoza Pereira, a estimativa do Ministério da Saúde é de que a cidade tenha 31 mil pessoas hipertensas e 11 mil com diabetes. "Segundo dados oficiais da rede municipal de saúde, são dez mil hipertensos e 2,5 mil diabéticos, que são assistidos nas unidades de Estratégia Saúde da Família, sendo que muitas pessoas possuem a doença e não sabem", frisou.
Na parte da tarde, nutricionistas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) ministraram palestra sobre segurança alimentar com o tema "Os alimentos que você come são seguros".
A coordenadora da Catan, Carine Lima, destaca que para reduzir os riscos da contaminação dos alimentos, a OMS está divulgando cinco pontos para uma alimentação mais segura. Dados da OMS apontam ainda que os alimentos contaminados estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias tóxicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarréia ao câncer.
- O objetivo principal é a promoção da saúde do indivíduo, além de reforçar a prevenção de doenças relacionadas à má alimentação - reforçou Carine.
As cinco chaves para uma alimentação segura:
Chave 1: Mantenha a higiene.
Chave 2: Separe alimentos crus dos cozidos.
Chave 3: Cozinhe bem os alimentos.
Chave 4: Mantenha os alimentos em temperaturas seguras.
Chave 5: Use água potável e matérias-primas de qualidade.