Macaé comemora Dia Mundial sem Tabaco

31/05/2007 15:34:20 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Teatro, palestras, debates e orientações marcaram o Dia Nacional sem Tabaco, nesta quinta-feira (31). As atividades realizadas pela prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde, da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e da Fundação de Ação Social, aconteceram em diversas unidades de saúde.

Na região serrana, as equipes do Hospital da Serra e do Programa Saúde da Família (PSF) de Trapiche programaram uma palestra sobre os malefícios do cigarro, realizada pela equipe do Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto), além de esquete teatral encenada pelo grupo de Arte em Saúde (Grutas). O grupo também se apresentou na Unidade Básica de Glicério.

No PSF Malvinas a população também participou de palestra. O médico da unidade, Willians Sato, falou sobre a data, as substâncias encontradas no cigarro, o porque da dependência química e os prejuízos causados à saúde dos fumantes, além dos prejuízos econômicos.

- Se a pessoa gasta por dia uma média de R$ 3 com a compra de cigarro, no final do mês o gasto será em torno de R$ 100, valor que poderia ser investido em outras coisas - ressaltou.

Tabagismo - O tabagismo representa um problema de saúde pública em todo mundo. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que milhões de pessoas morrem anualmente por doenças causadas pelo fumo. Na fumaça do cigarro são encontradas cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes que poluem o ar e causam doenças mesmo nas pessoas que não fumam.

Estudos científicos evidenciam o tabagismo como causa de quase 50 doenças. Ao consumo de tabaco podem ser atribuídas 45% das mortes por doença coronariana, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer.