logo

Macaé comemora Dia nacional da Adoção

24/05/2006 14:40:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia Nacional de Adoção. O Grupo de Apoio à Adoção de Macaé (Gaam) – Atitude do Coração – vai montar tenda no calçadão da Avenida Rui Barbosa (próximo ao Ponto Frio) para distribuir folders, vender camisas e adesivos sobre adoção, além de divulgar os trabalhos realizados pelo grupo. Estas atividades acontecem durante a manhã e à tarde.

Segundo a vice-presidente do Gaam – Atitude do Coração, a assistente social Graziella Cristina Melis Morais Barros, as metas do grupo são apoiar a família adotiva ou que quer adotar, esclarecendo-a sobre este processo e realizar eventos que mobilizem a sociedade sobre esta causa. “Toda criança tem direito a uma família. Caso problemas como violência e outros a impeçam de conviver em sua família natural, ela merece uma adotiva ou substituta”, afirma Graziella.

As reuniões do Gaam são realizadas em caráter ordinário as segundas quartas-feiras de cada mês, às 16h, e estão abertas aos que se interessam pela causa. A presidente do Gaam, a assistente social Alcyra da Cruz Coutinho Fonseca, diz que o grupo não tem fins lucrativos. Há apoio da Fundação de Ação Social (FAS), porém existe independência, havendo apenas parceria com órgãos públicos.

Graziella ressalta que o Gaam oferece apoio às famílias habilitadas para adotar, mas ainda não conseguiram realizar este objetivo. “Informamos como se faz para realizar a adoção em termos legais, o que acontece através do Cartório da 2ª Vara de Família, Infância, Juventude e Idoso”, explica. Ela afirma que neste órgão há encaminhamento eficaz, por intermédio de orientações com psicólogos e assistentes sociais, além de informações sobre os documentos necessários .

Equipe do Gaam - Atitude do Coração, formada por diversos profissionais de Macaé participou do 11º Encontro Nacional de Apoio à Adoção, realizado em Niterói, no último dia 19. Neste encontro, foram discutidos em mesa redonda temas como: Adoção Inter-racial, Adoção Tardia (necessidade de crianças mais velhas), Adoção Internacional, Adoção por Homossexuais e Adoção de Portadores de Necessidades Especiais. Além disso, houve palestra sobre A Adoção e O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana.

O Gaam funciona na Travessa Quissamã, nº 17, Imbetiba. Informações no telefone 2772-6783. O grupo existe em Macaé desde o final do ano passado “É necessário compreender a importância da família para o desenvolvimento da criança e do adolescente, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, finaliza Graziella.