logo

Macaé comemora o Dia Internacional da Mulher com serviços e informações

08/03/2012 15:37:42 - Jornalista: Lourdes Acosta

No Dia internacional da Mulher (8 de março), centenas de pessoas visitaram os estandes montados na Praça Veríssimo de Melo, em comemoração alusiva ao segmento considerado no passado como o “sexo frágil” e que após muitas lutas conquistou seu espaço na sociedade contemporânea. Para comemorar em grande estilo, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social reuniu, numa ação conjunta, diversas entidades públicas e privadas com ações e serviços.


Durante a abertura do evento, a subsecretária Vânia Deveza disse que, na realidade, a luta e a emancipação das mulheres vão continuar e, amanhã, nossos filhos e netos irão colher os frutos plantados hoje.

- A luta das mulheres e sua emancipação irão continuar. Hoje, é apenas um marco de conquistas. Se voce olhar para trás, não muito longe, em 1824, por exemplo, a mulher era totalmente submissa. A necessidade de colaborar com a renda familiar foi o que a empurrou para o trabalho fora de casa e, hoje, ela precisa se capacitar para disputar esse mercado de trabalho. Atualmente, a mulher está colhendo os frutos de outras lutas como a dos anos 70, onde ela vestiu calça jeans e tirou o sutiã nas ruas. Hoje, colhemos o fruto dessas lutas e, amanhã, serão nossos filhos e netos – pontuou.

Ela conclamou todas as mulheres a continuarem a “arregaçar as mangas” na luta feminina pelo seu espaço. “Não queremos guerras, nem a masculinização da mulher por conta da luta, mas, muita feminilidade, e sem perder a ternura”.

Presente ao evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Nilmara Valadares, também se posicionou, ressaltando a força da mulher através de uma mensagem. “Mulher é sinônimo de força e de amor. Somente ela consegue inserir na família, com seu exemplo, a energia e a coragem para vencer as lutas. Por isso, um viva às mulheres pela força e coragem com que conduzem suas famílias e pelo enfrentamento aos desafios”.

Serviços - Mais de 20 estandes ofereceram serviços e orientações em educação, saúde e direitos da mulher. Terapias, massagens, cortes de cabelo, maquiagem, alongamento e aferição de pressão arterial e muitos outros benefícios foram executados para as pessoas que visitaram o local. Dentre as entidades expositoras, estiveram a Secretaria de Trabalho e Renda, o Núcleo de Prevenção Primária da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, apresentando aos visitantes o Programa Girassol de encaminhamento dos dependentes químicos; a Escola Técnica José Rodrigues da Silva, que fez exposição na área de Enfermagem do Trabalho e a Coordenadoria Especial da Terceira Idade, que orientou sobre os direitos e distribuiu uma cartilha concernente ao transporte do idoso.

Na opinião da coordenadora da Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi, que levou para a praça mais de 50 mulheres moradoras da Serra de Macaé, com o objetivo de comemorar a data, o dia 8 de março é especial porque lembra as muitas conquistas das mulheres. “Parabenizo a todas com muito amor e carinho. Durante os 21 anos que estou participando desta coordenadoria, me relacionando com pessoas, observei muitas lutas de mulheres, que hoje são vitoriosas. Hoje, podemos dizer que nossas mulheres, as mulheres desta cidade são vencedoras e não mais escravas como antigamente. Podemos dizer hoje às mulheres, que venceram todas as etapas da opressão, que elas são vitoriosas e devem ser lembradas, amadas e admiradas todos os dias”, disse.

A programação especial sobre o Dia Internacional da Mulher prossegue na praça nesta sexta-feira (9), com uma grande feira de artesanatos e uma palestra realizada por representantes do Sebrae/RJ. No sábado (10), a comemoração será feita na principal rua do bairro Lagomar, com oficinas de artesanato, ações de promoção da saúde da mulher, inscrição para cursos e muitas outras atividades. Na quinta-feira (15), será inaugurado o Espaço Mulher Cidadã. Além disso, a Subsecretaria da Mulher promoverá palestras de educação em saúde nas diversas comunidades, durante todo o mês, principalmente, nos bairros que possuem os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Espaço Mulher Cidadã – A inauguração do Espaço Mulher Cidadã, prevista para o sábado (15), acontecerá no antigo prédio, onde funcionava a Subsecretaria de Política para as Mulheres (na Rua da Igualdade). O espaço recebeu o nome de “Erosita França Lecler”, em homenagem póstuma à cidadã que, durante muitos anos, se engajou na luta em favor das mulheres macaenses. O local irá desenvolver ações e serviços relacionados à promoção de políticas comunitárias, como o programa Renda Mulher - que permanentemente proporciona geração de trabalho e renda para as cidadãs com cursos de capacitação profissional, além de inscrições para casamento comunitário.


III