Foto: Assessoria Secretaria de Ambiente
Programação teve início com realização de atividades esportivas no Rio Macaé
A comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março), em Macaé, começou neste domingo (20). O Rio Macaé foi o cenário escolhido para a prática esportiva de modalidades com caiaques, stand up paddle e canoa havaiana. Foram 42 quilômetros de descida realizada por profissionais e amadores em parceria com o Macaloha - Canoa Havaiana e Nativa Rafting. A programação da Semana das Águas, promovida pela Secretaria de Ambiente, segue até quarta-feira (23), ressaltando a importância do consumo consciente.
Nesta segunda (21), às 19h, haverá palestras abertas à população. As temáticas abordadas serão: apresentação do "Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé; apresentação de informações e imagens relativas à Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, com todas as suas características e formas de uso. O evento acontece no auditório da Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé (Fafima), Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 200, Centro.
- Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções - explica o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, fazendo um alerta para que as pessoas adotem no dia a dia práticas que favoreçam o uso consciente da água.
A programação continua nesta terça (22), às 9h, com mobilização no centro da cidade (22). A equipe da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território estará com uma tenda montada no Calçadão (em frente às Lojas Americanas) sensibilizando a população quanto a escassez, em caso de desperdício e o controle no uso desse recurso. Na quarta-feira (23), o trabalho acontecerá na Região Serrana, no distrito de Córrego do Ouro.
Dia Mundial da Água - A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. O Dia é destinado à reflexão em diferentes temáticas sobre a importância deste bem natural, cuidados e preservação para evitar a escassez.