Foto: Ana Chaffin
Testes alérgicos, orientação ao uso de medicamentos para asma e aferição do fluxo expiratório serão promovidos
A Semana Mundial de Alergia será comemorada em Macaé, na próxima segunda-feira (13), das 8h às 12h, na Unidade de Emergência Pediátrica, Centro. O evento, que terá como tema “O impacto da Alergia na sua vida”, contará com realização de testes alérgicos, orientação ao uso de medicamentos para asma, aferição do fluxo expiratório, atendimento e outras atividades.
De acordo com o alergista, Rossy Moreira Bastos Junior, coordenador da Sociedade Brasileira de Alergia do Interior do Estado, não é necessária inscrição e podem participar médicos, pacientes, residentes de pediatria e professores. O objetivo é informar aos participantes algumas medidas que irão melhorar o impacto da alergia e, desta forma, proporcionar maior qualidade de vida para as pessoas que sofrem com a doença.
No encontro, os participantes conhecerão medidas de controle ambiental. A recomendação, segundo Rossi, é evitar fumaça, produtos de limpeza, inseticidas, além de ser fundamental utilizar protetores de colchão e travesseiro. Outra questão apontada pelo alergista é realizar o aleitamento materno até, no mínimo, o sexto mês da criança, manter a vacinação adequada e em dia, tratamento e controle precoce das doenças alérgicas.
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia relata que asma e a rinite, doenças frequentemente associadas e de alta prevalência em todo o mundo, são as manifestações mais importantes das doenças alérgicas respiratórias, e, portanto, de maior impacto. As consequências da asma e rinite afetam o paciente de maneira global, a começar pela baixa qualidade de vida. Indisposição para tarefas banais, os relacionamentos interpessoais, seja na família ou no trabalho, redução da capacidade de exercícios físicos, queda da autoestima e impacto emocional em razão da dependência do uso de medicamentos são as reações imediatas e identificadas nesses pacientes.