logo

Macaé conhece boas práticas do tratamento de resíduos e saneamento de Portugal

07/01/2022 09:05:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Prefeito Welberth Rezende e secretários conhecem ações

As boas práticas do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – Lipor e do Grupo de Águas de Portugal foram apresentadas, nesta quinta-feira (6), ao prefeito de Macaé, Welberth Rezende, que esteve em reuniões virtuais com representantes do consórcio de municípios portugueses e da empresa pública de água do país. No último mês, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, e de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, conheceram os serviços em visita a Portugal.

Em seguida, toda a referência de gestão, operação e novas tecnologias para o tratamento de resíduos urbanos, além do sistema de saneamento básico, foi compartilhada com a presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã, que representou os municípios integrantes do consórcio.

“Uma das propostas foi conhecer as novas tecnologias de tratamento de resíduos com uma gestão mais eficiente e lixo zero. E na outra conhecemos a empresa de água de Portugal, pois estamos em processo do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), estudo técnico que irá nortear a licitação da concessão de água em Macaé. Nesse sentido, a Europa é referência com tecnologia e qualidade”, explicou o prefeito.

O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, destacou a importância do intercâmbio com Portugal. “Macaé vive um momento em que pretendemos transformar o lixo em geração de riquezas, por meio da coleta seletiva e, ainda, contribuir com a criação de renda. Além disso, essas ações evitam a poluição de rios e lagoas. Portugal é referência nesse tratamento nos últimos 30 anos, sendo fundamental conhecer de perto suas ações”, frisou o secretário.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, outro objetivo da visita foi a interlocução com fábricas e empresas do mercado europeu que têm interesse em se instalar no Brasil, atendendo ao Mercosul. “Mostramos como Macaé está preparada economicamente para o ambiente de negócios para suas instalações. Outro intuito, com relação ao tratamento de resíduos, é unirmos os municípios da região e juntos implantarmos essas boas práticas”, disse o secretário.


Fotos Relacionadas