logo

Macaé conta com ponto de coleta de esponjas para reciclagem na Secretaria de Ambiente

04/07/2024 10:43:00 - Jornalista: Joice Trindade

A sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade funciona na Rua Otávio Laurindo de Azevedo, nº 960 , Praia Campista

Macaé conta com um local específico para descarte de buchas ou esponjas de cozinha. Comprometida com a sustentabilidade e a preservação do município, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente, está disponibilizando um ponto de coleta para buchas de cozinha usadas. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Terracycle e o Programa de Reciclagem da Scotch-Brite.

Quem tiver interessado em descartar as esponjas que são usadas em louças pode se dirigir de segunda a sexta, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, que funciona na Rua Otávio Laurindo de Azevedo, nº 960 , Praia Campista.



Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, “o projeto é voltado para as buchas de cozinha, itens de uso diário que, quando descartados de forma incorreta, podem causar impactos negativos no meio ambiente. A intenção é contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável”.



Vale lembrar, que a coleta também visa beneficiar as escolas públicas e organizações sem fins lucrativos que funcionam no município. Para cada bucha enviada é acumulado 2,5 pontos, que equivale a R$ 0,25. Os valores podem ser resgatados e convertidos em doação financeira para as unidades públicas de ensino e Ongs.

Segundo Isaura Sales, o projeto considera os efeitos produzidos pelo fenômeno das mudanças climáticas, os quais atingiram proporções globais, entretanto, podem ser evidenciados em âmbito nacional, regional e até local.



“Todo esse cenário evidencia a necessidade de uma reflexão contínua e permanente dos padrões de consumo de nossa sociedade. Desta forma, é indispensável que a Administração Pública cada vez mais desenvolva ações e programas de Educação Ambiental voltados à conscientização e ao engajamento da população no enfrentamento dos desafios do Século XXI, dentre os quais há de se destacar o consumo consciente e sustentável”, finaliza.