A ação de combate à invasão feita por equipes da Prefeitura de Macaé e por agentes do Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) no entorno do Parque Nacional de Jurubatiba vai continuar pelos próximos dias. Nesta sexta-feira (4), o local foi alvo de incêndio criminoso. A equipe de trabalho conseguiu arrancar quase todas as cercas que ainda estavam no local, além de apagar todo o fogo com a colaboração do Corpo de Bombeiros.
O fiscal do ICM-Bio, Fernando Barreto, conta que nesta sexta-feira e a Guarda Ambiental da Prefeitura de Macaé, também abordaram pessoas que queriam invadir o espaço novamente, inclusive com um caminhão carregado de tijolos.
- Chamamos a Secretaria Municipal de Posturas para vistoriar a carga apreendida, pois não tinha nenhum tipo de nota fiscal. O caminhão em péssimo estado de conservação, sem condições de estar no transito da cidade, ressaltou o fiscal.
Fernando Barreto afirmou que a equipe retorna neste sábado ao Parque, para que o local não sofra mais com desmatamento e queimadas como nos últimos dias.
- Vamos vencer essas pessoas pelo cansaço, até que eles desistam de invadir esta reserva ambiental. Não daremos trégua monitorando o local todos os dias, destacou.
Nesta quinta-feira, três pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental no local. O grupo fazia parte de uma invasão que foi descoberta no último sábado pela equipe da Ação de Ordem da Prefeitura de Macaé, ligada à Câmara Permanente de Gestão. Os três vão responder pelo artigo 40 da Lei de Crimes Ambientais, que é inafiançável. O crime pode render de um a cinco anos de prisão.