Foto: Buda Mendes
Atacante Bruno Luiz marcou os dois gols do Macaé Esporte no Maracanã
RIO - O Macaé Esporte segue fazendo história no Brasileiro da Série D. E, neste domingo (04), o time dirigido pelo técnico Toninho Andrade derrotou a Chapecoense por 2 a 0, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais. A partida de volta está marcada para o dia 18, no Estádio Índio Condá, no interior catarinense. Foi a primeira vitória do Alvianil Praiano no Maior do Mundo. O herói da tarde foi o atacante Bruno Luiz, autor dos dois gols.
Agora, para seguir na competição, o Macaé Esporte jogará pelo empate ou derrota por um gol de diferença no segundo jogo. Já a Chapecoense precisa vencer por vantagem de três gols. E o triunfo colocou o Alvianil com a melhor campanha no geral do Brasileiro, agora com 25 pontos (sete vitórias, quatro empates e duas derrotas). O rival caiu para segundo, com 24 pontos (sete vitórias, três empates e três derrotas).
- Construímos uma boa vantagem, mas não tem nada decidido. Nós vamos seguir trabalhando forte, como sempre foi, para o confronto do dia 18. A Chapecoense tem bom aproveitamento jogando em seu estádio, só que um gol nosso lá vai obrigá-los a fazer quatro. Por isso ressaltei a importância de não sofrermos gols em casa. E foi o que aconteceu nesta primeira partida. Mostramos objetividade e a vitória foi justa - disse o técnico Toninho Andrade.
O jogo
Com a vaga já garantida na Série C de 2010, o Macaé Esporte dominou, por completo, as ações ofensivas na primeira etapa. Mesmo com o Maraca praticamente vazio nos 45 minutos iniciais, o Alvianil Praiano foi mais objetivo e, aos 11min, teve a chance para abrir o placar. O volante André Gomes, em cobrança de falta, alçou a bola na grande área e o zagueiro Otávio testou no travessão. Os catarinenses só levaram perigo aos 16min. Após desatenção da zaga macaense, o atacante Giancarlo chutou forte para a defesa de Lugão.
Com maior posse de bola, o Macaé Esporte chegou ao gol aos 18min. O lateral Johnathan, que teve boa atuação, cruzou da direita e o atacante Bruno Luiz dominou e mandou para o fundo das redes. A partir daí, debaixo de muita chuva, o Alvianil seguiu melhor e teve a chance para ampliar aos 26min. O volante Gedeil recebeu pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para o meia Wallacer chutar sobre o gol. Administrando o resultado com boas triangulações, o Macaé foi para o intervalo com a vitória simples.
Para a etapa final, a Chapecoense voltou com Waldison no lugar de Arlan e, logo na primeira jogada, o atacante recebeu na direita e chutou com perigo. E, quando a equipe catarinense se organizava ofensivamente, o Macaé ampliou aos 9min. Em contra-ataque, Wallacer cruzou da direita e, após Anderson ganhar na dividida do goleiro Nivaldo, a bola sobrou para Bruno Luiz completar para o fundo das redes. Com a vantagem expressiva no marcador, o Alvianil Praiano passou a sair apenas na boa.
Aos 19, o volante camaronês Steve entrou no lugar de Gedeil, que saiu contundido. Já a equipe de Santa Catarina, sem criar chances reais de gol, parava no bom sistema defensivo do Macaé. E o Alvianil teve a chance de fazer o terceiro aos 42min. Após cruzamento de Vanderson pela esquerda, Wallacer completou para a boa defesa de Nivaldo. A Chapecoense teve a chance de diminuir aos 45min com Cadú, que perdeu boa oportunidade em cabeçada na pequena área. Bom para o Macaé, que comemorou a grande vitória por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 2 X 0 CHAPECOENSE-SC
Data/Hora: 04/10/2009 – 15h45
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Público/Renda: Preliminar do Fla-Flu
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Adailson Alves Pereira (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Anelka (CHA)
>> Macaé: Lugão; Johnathan, André, Otávio e Bill; Gedeil (Steve), Marciel (Rodrigão), André Gomes e Wallacer; Anderson (Vanderson) e Bruno Luiz. Técnico: Toninho Andrade.
>> Chapecoense: Nivaldo; Anelka, Kleber Goiano e Silvio Bido; Arlan (Waldison), Emerson Cris, Eduardinho, Cristiano e Aelson; Rogério (Neném) e Giancarlo (Cadú). Técnico: Mauro Ovelha.