Macaé discute instalação de polo de beneficiamento de grãos

16/03/2023 19:01:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Moisés Bruno

Proposta visa tornar Macaé uma nova referência em beneficiamento para a produção agrícola regional

A proposta da instalação de um polo de beneficiamento de grãos, como estratégia de abrir o processo de consolidação da agroindústria em Macaé, foi discutida entre o governo municipal e produtores rurais, no encontro realizado nesta quinta-feira (16) junto a representantes do Estado e da União.

A construção do posto de silagem, secagem, ensacamento e logística para a produção de itens como milho, trigo, feijão e soja foi abordada no encontro realizado na Fazenda Saudade, do produtor rural Gonçalo Meirelles, a maior área de produção de grãos do Estado do Rio de Janeiro.

“Fomentar o agronegócio é também unir forças com projetos que possam auxiliar o nosso produtor rural a modernizar a sua produção, chegando a novos mercados, inclusive à exportação. Queremos avançar juntos para construir caminhos para tornar o agronegócio local ainda mais forte e pujante”, apontou o prefeito.

O projeto, já em fase de desenvolvimento no município, tem a viabilidade apontada pelos representantes do grupo Grão de Ouro, Rafael Dias e Silvio de Souza Filho, que atua no beneficiamento de grãos em diferentes áreas do país. “Esse é um projeto que vai além de Macaé e pode envolver também outros municípios da região, beneficiando um número expressivo de produtores de grãos no interior do Estado”, destacou Gonçalo Meirelles.

Estratégias já realizadas pelo governo de fomento ao desenvolvimento econômico local, como a garantia junto ao governo do Estado na redução de 18% para 2% do Imposto de Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), também ajudam a viabilizar o projeto.


“Esse é um projeto que segue a mesma proposta do governo, que é oferecer a infraestrutura necessária para beneficiar a produção agrícola da nossa cidade e região, capaz de expandir o mercado que hoje é uma referência no Estado”, destacou Rodrigo Vianna, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.


A proposta que visa tornar Macaé uma nova referência em beneficiamento para a produção agrícola regional também conta com apoio do governo do Estado.

“Pensamos também em uma nova logística produtiva, como a ferrovia EF-118, um pleito de três estados importantes, que viabiliza projetos como este que ajudam a escoar a produção do agronegócio local”, avaliou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah.

O encontro também contou com a participação do Secretário de Agronomia, Dudu Jardim, da Subsecretária Estadual de Indústria, Marina Esteves, do vereador Luciano Diniz, dos representantes da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva, José Carlos Polidoro e Pedro Veillard Farias, além de representantes da Embrapa, Emater e Pesagro.


Fotos Relacionadas