Foto: João Barreto
Encontro reuniu autoridades municipais e estaduais ligadas ao setor
O subsecretário de Turismo, Leonardo Andersson, participou de reunião, nesta segunda-feira (5), na Câmara Municipal, com o objetivo de buscar incentivos para o turismo local. O encontro contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Comte Bittencourt; o diretor de Planejamento da TurisRio, César Augusto Werneck; o presidente do Legislativo Municipal, vereador Eduardo Cardoso; o vereador Welberth Rezende; o presidente do Convention & Visitours Bureau (CVB) de Macaé, Marco Aurélio Maia e o presidente da Federação dos Conventions e Visitors Bureau, Marco Navega.
Participaram também representantes dos Polos Gastronômicos Praia dos Cavaleiros e Macahé das Antigas.
Leonardo Andersson colocou Macaé à disposição para ações voltadas ao fomento do turismo.
- Nossa intenção é incluir Macaé nas ações de políticas públicas de turismo do estado para fomentar essa atividade em respeito a todos que acreditam na cidade e que aqui investiram. O turismo de negócios é o que se faz mais presente e nossa intenção é fomentá-lo – ressaltou o subsecretário de Turismo.
O vice-presidente da Comissão de Turismo da Alerj, o deputado estadual, Comte Bittencourt, destacou que sempre foi favorável à indução de políticas públicas de turismo para o interior do estado.
- Esse é um tema que me envolve há muito tempo. A intenção é já sair dessa reunião com desdobramentos para discutir de forma técnica uma agenda de trabalho, em que o estado possa ajudar a cidade de Macaé e região, que por conta da crise do petróleo, precisa de um olhar mais atento. A percepção de todos, independentemente de partido, é que nesse momento, o estado precisa de unidade de pensamento neste atual cenário. Temos um desafio pela frente e precisamos encontrar alternativas a médio prazo – pontuou Comte Bittencourt.
Werneck também concordou que as políticas para o turismo devem se voltar para o interior. “Precisamos saber o que interior pode se beneficiar. O turismo de negócios tem várias vocações e vocês têm uma rede hoteleira fantástica. Precisamos montar uma força tarefa para criar um grupo de trabalho para que haja eficiência”, explicou.
A reunião foi convocada pelo vereador Welberth Rezende ao deputado estadual. “A arrecadação caiu drasticamente. Estamos acompanhando reuniões com a rede hoteleira e nosso interesse e dos atores aqui presentes é discutir com o Estado o ele pode fazer. Uma das metas é a inclusão do festival gastronômico na programação do estado, reconhecendo assim sua importância. Outra é que Macaé seja considerada uma cidade de interesse turístico estadual”, disse Rezende, acrescentando que já apresentou proposta para a criação da Semana Municipal de Turismo, no último final de semana de setembro.