
Foto: Arte SECOM
Fumacê, controle do culex e de roedores estão entre as ações
A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, divulgou o plano de ação de controle de vetores durante a semana epidemiológica entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16).
O fumacê será realizado na terça-feira (13) às 5 horas no Parque Aeroporto; às 18 horas na Vila Badejo; já na quarta-feira (14) às 5 horas no Jardim Franco e às 18 horas no Jardim Esperança.
As ações de controle do culex serão realizadas entre os dias 12 e 16 de janeiro, contemplando as localidades Campos Macaé I, Campos Macaé II, Campos Macaé III, além dos bairros Jardim Esperança e Parque Aeroporto. A iniciativa visa reduzir a proliferação do mosquito, especialmente em áreas com acúmulo de água, contribuindo para a melhoria das condições ambientais e da saúde pública.
A atualização do Reconhecimento Geográfico (RG) será realizada entre os dias 12 e 16, nos bairros Barra de Macaé e Visconde de Araújo, com o objetivo de identificar e quantificar residências e anexos nas áreas previamente delimitadas. A ação permitirá a numeração e classificação dos imóveis conforme o tipo de construção, além do levantamento de informações sobre vias de acesso, relação com localidades vizinhas, coleções hídricas, condições sanitárias e meios de comunicação, contribuindo para o planejamento e a execução de políticas públicas.
A ação de Pontos Estratégicos será realizada entre os dias 12 e 16 de janeiro, nos bairros Cabiúnas, Lagomar, Barra de Macaé e Engenho da Praia, com vistorias em empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos. A iniciativa tem como objetivo identificar e eliminar possíveis focos de vetores, reforçando as medidas de prevenção e controle de doenças transmitidas por mosquitos.
As ações de controle de roedores serão realizadas entre os dias 12 e 16 de janeiro, abrangendo os bairros Centro, Botafogo, Malvinas e Lagomar, além de praças, valões e praias. O trabalho tem como objetivo reduzir a presença de roedores em áreas públicas e de maior circulação, contribuindo para a prevenção de doenças e a promoção da saúde ambiental no município.