logo

Macaé é a quinta melhor cidade do estado em desenvolvimento

10/12/2015 18:27:00 - Jornalista: Janira Braga e Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Investimentos em Saúde, Educação, Emprego e Renda garantiram o bom resultado ao município

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Macaé em Saúde, Educação, Emprego e Renda garantiram ao município a quinta colocação no Estado do Rio em desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015 divulgado neste mês. A análise foi feita com base em dados de 2013.

Para o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, o resultado demonstra o acerto das medidas adotadas pelo governo, que investe recursos em áreas prioritárias. "Mesmo com toda a desaceleração da economia nacional e mundial, temos mantido nossos esforços em prol da qualidade de vida de nossa população, adotando mecanismos que garantam a oferta de serviços públicos de qualidade e geração de renda e emprego", destacou.

Na educação, desde 2013, Macaé ganhou 16 novas escolas, ampliando a oferta de vagas da rede municipal. Além disso, o ensino também recebeu investimento no setor cientifico, com a implantação do programa de iniciação à robótica, cujo reconhecimento veio com a premiação na Olimpíada Brasileira de Robótica, ficando na sexta posição no país.

A população também recebeu um novo hospital municipal. Inaugurado em julho de 2015, o Irmãs do Horto, anexo ao HPM, realiza diversos atendimentos e oferece mais 102 novos leitos. O município também criou unidades para oferta de serviços exclusivos como a Casa da Vacina e a Casa do Curativo.

Contribuindo com a formação profissional e geração de renda, a Agência de Trabalho, Educacional Profissional e Renda oferece cursos de qualificação gratuitamente. Pelo Centro de Educação Profissional (Cetep), ao longo de três anos, já são cerca de 5 mil alunos formados que têm uma nova oportunidade de trabalho.

Recentemente, buscando a manutenção dos empregos, por meio da redução de custos para as empresas, o governo municipal lançou um pacote econômico. Os incentivos fiscais passarão a valer a partir de janeiro, beneficiando a cadeia de produtiva de petróleo e, como consequência, toda a economia da cidade.

Na lista do Índice Firjan, à frente de Macaé estão as cidades de Resende, Nova Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.

Este é o segundo prêmio que Macaé recebe em dezembro. A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de transparência, ao lado de outras seis cidades do país. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (9) em levantamento realizado pelo Ministério Público Federal.